Um centro antiterrorista, com agentes treinados pelo FBI (Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos), será instalado em Assunção, capital do Paraguai, para compilar informações de inteligência contra o Hezbollah na Tríplice Fronteira com o Brasil e Argentina. A unidade contará com 15 policiais formados pelo FBI.
Durante uma entrevista, o ministro do Interior do Paraguai, Enrique Riera, confirmou que o país terá um centro antiterrorista com apoio do FBI. E completou dizendo que o Hezbollah era declarado como uma “organização terrorista, e não somente os homens armados, como todos os membros” daquele “partido”.
Em uma tentativa de interromper os mecanismos financeiros da organização, o governo de Donald Trump chegou a anunciar, em maio, uma recompensa de até 10 milhões de dólares por informações sobre as redes financeiras do Hezbollah na fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai.
O centro antiterrorista também atuará contra o crime organizado. Segundo Riera, também haverá mais contato com o ministro da Justiça do Brasil, Ricardo Lewandowski, e com a ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, sobre a Tríplice Fronteira.
Redação CPAD News / Com informações CNN Brasil