A violência invadiu o Sri Lanka na última segunda-feira, 9 de maio. O fato aconteceu depois de semanas de protestos pacíficos contra o governo do país. Alguns apoiadores do governo atual tomaram a capital e as áreas rurais para atacar os que protestavam pacificamente. Mesmo com o forte policiamento, eles atacaram à frente da residência do primeiro-ministro e o escritório do presidente.

O protesto pacífico contou com a participação de mulheres, padres e muitos outros civis inocentes que foram agredidos pela multidão de opositores. Alguns políticos tiveram a energia de suas residências desligadas, além de seus veículos oficiais danificados.

Durante seu pronunciamento, o primeiro ministro, Mahinda Rajapaksa, anunciou publicamente sua renúncia depois de 20 anos. No entanto, cinco pessoas, incluindo parlamentares, foram mortas, e aproximadamente 200 pessoas ficaram feridas.

Policiais lançaram bombas lacrimogêneas e jatos de água para dispersar as pessoas. Foi declarado toque de recolher imediato em Colombo, que foi seguido no restante do país, e permaneceu até a manhã do dia 11 de maio.

 

Com informações: Portas Abertas (13.05.22)

Enviar

Deixe uma resposta