Durante o carnaval em Andorra, pequeno país localizado entre a França e a Espanha, um manequim trajando uma roupa azul e o rosto com a Estrela de Davi, foi enforcado, baleado e queimado enquanto a multidão assistia e aplaudia.
O ato aconteceu na segunda-feira (16) e foi classificado como antissemita. O boneco representava o Estado de Israel e o incidente causou indignação entre a pequena comunidade judaica residente no país de, aproximadamente, 160 pessoas.
Segundo o jornal Ynet News, o episódio marcava a cerimônia tradicional do Carnaval de Andorra quando um boneco é julgado e queimado, simbolizando assim o fim das festividades.
De acordo com a comunidade judaica, essa é a primeira vez que usam símbolos israelenses em um boneco. “Desta vez, eles vestiram o boneco com as cores da bandeira israelense, com uma Estrela de Davi no rosto. Eles o levaram a julgamento, o condenaram à morte e executaram a sentença atirando e o queimando. É completamente inaceitável”, criticou Esther Pujol, uma judia que mora em Andorra, ao jornal Ynet News.
Esther disse que toda a comunidade ficou muito abalada e que ela denunciou o caso ao presidente do parlamento, que também expressou indignação.
Nas redes sociais, os internautas manifestaram repúdio contra o ato antissemita. “Eu queria conhecer Andorra, agora tenho ctz (certeza) que não é o lugar que pensei ser… pela população já sei que nada tem a ver comigo…”. Outra pessoa comentou: “Senhor!!! A humanidade está destruída”. E outro ainda destacou que a cena foi “horrível”.
Redação CPAD News / Com informações Guiame


