No fim do último mês, o Tribunal Superior da Malásia suspendeu a ordem de pagamento das indenizações de mais de 37 milhões ringgits malaios (aproximadamente 9,3 milhões de dólares) à família do pastor Raymond Koh, sequestrado há 9 anos. O valor deveria ser pago pelo governo, que recorre à Corte para reduzir ou anular a obrigação das indenizações.

Pastor Koh foi tirado do seu carro e levado por pelo menos 15 homens mascarados, no dia 13 de fevereiro de 2017. Apesar dos desafios, até hoje a família segue na luta para encontrá-lo. Em 2025, o processo judicial movido contra o Estado foi encerrado com veredito favorável à família Koh, exigindo o pagamento da indenização milionária.

No entanto, a suspensão de janeiro de 2026 contradiz a decisão final. Conforme alegação do juiz, o pagamento imediato poderia representar um “risco financeiro” para as contas do governo da Malásia.

“Fiquei desapontada com a ordem de suspensão da execução emitida pelo juiz Mahazan, do Tribunal Superior, que interrompeu as decisões da juíza Su, inclusive as investigações sobre o paradeiro do pastor Raymond e o pagamento da indenização. Ore pelo nosso recurso contra a ordem de suspensão. O novo processo pode levar de três a cinco anos“, afirmou Susanna Koh, esposa do pastor, a parceiros da Missão Portas Abertas.

Sussana planeja recorrer da decisão ao Tribunal Superior, enquanto a indenização segue adiada devido ao recurso do governo. A esposa do líder teme que essa suspensão possa reverter princípios legais já estabelecidos pelo Tribunal e enfraqueça o julgamento original que responsabilizou o governo pelo rapto do marido.

 

Redação CPAD News/ Com informações Portas Abertas

Share.
Leave A Reply