Recentemente, o Ministério do Turismo e Antiguidades divulgou sobre a descoberta de um mural raro representando Jesus Cristo e duas igrejas do cristianismo copta datadas de cerca de 1.600 anos no Oásis de Kharga, localizado aproximadamente 560 quilômetros do Cairo, Egito.
Na oportunidade, pesquisadores identificaram restos de uma cidade cristã antiga, abastecida por fontes subterrâneas. Segundo eles, o local oferece novas pistas sobre a consolidação do cristianismo copta e a transição das práticas pagãs naquele país.
A primeira igreja encontrada, de grandes dimensões, possui estrutura basilical com um salão central e duas naves laterais. A segunda, menor, é cercada por sete colunas e apresenta inscrições em copta em suas paredes internas. O mural que retrata Jesus Cristo curando um enfermo, considerado um marco da arte cristã primitiva, não foi fotografado para preservar sua integridade. Também foram encontrados casas de tijolos de barro, fornos, depósitos, vasos de cerâmica e sepulturas.
Redação CPAD News / Com informações Comunhão, Correio Braziliense e Uol