As eleições gerais em Honduras estão marcadas para o próximo dia 30 de novembro. Com isso, igrejas evangélicas de todo o país decidiram se reunir para interceder por um processo eleitoral pacífico, com participação consciente e transparência.
A mobilização marcada para o dia 29 de novembro, envolve líderes religiosos, ministérios e delegações de áreas urbanas e rurais dos 18 departamentos do país. No entanto, no último sábado (22), ocorreu o primeiro grande dia de oração. De acordo com o Diario Cristiano, o evento faz parte do esforço das igrejas para fomentar um clima de paz e estabilidade democrática.
O jornal La Tribuna também fez menção à reunião de oração, destacando o apelo da Igreja Evangélica por eleições sem incidentes que comprometam a credibilidade dos resultados.
Uma das maiores concentrações aconteceu em Tegucigalpa, onde igrejas locais se reuniram sob a bandeira de uma “celebração cívica” sem violência. Na ocasião, o pastor Mario Banegas, presidente da Associação de Pastores da capital, incentivou que a população participe de forma maciça nas urnas. Ele ainda defendeu a oportunidade de votar, como “uma bênção para a nação”.
Para os críticos, essa manifestações em prol do voto consciente são vistas como “um papel relevante” para o país. Apesar de os líderes evangélicos evitar expor qualquer alinhamento partidário, é reforçado o compromisso dos cristãos com a responsabilidade cívica e com os valores cristãos aplicados à vida pública.
Honduras é um país de maioria cristã, e estima-se que mais de seis milhões da população está apta a votar nestas eleições gerais, que já é considerada uma das mais polarizadas da história recente da nação.
Redação CPAD News/ Com informações Comunhão e Portas Abertas


