Com o objetivo de recriar a experiência espiritual da Terra Santa no contexto de moradia no Brasil, foi idealizado o Residencial Clube Manancial da Fé. Um empreendimento residencial voltado, exclusivamente, ao público evangélico da Baixada Fluminense, onde cerca de 40% da população acima de 10 anos se declara evangélica.
A proposta está em desenvolvimento no município de Nova Iguaçu (RJ), e de acordo com o seu idealizador, o empresário Alcindo Plácido, visa oferecer “conforto, espiritualidade e segurança num só lugar”.
O projeto revolucionário conta com 22 blocos de apartamentos, que serão nomeados em homenagem a cidades bíblicas, como Jerusalém, Jericó, Betânia, Nazaré e Belém.
A previsão é que sejam entregues um total de 420 unidades de apartamentos, com opções de 44 m² (dois quartos) e versões maiores de 51,5 m² com garden, todos integrados a uma infraestrutura na área compartilhada do condomínio, composta por piscinas, quadras, academia, espaços gourmet, pet place e jardins.
Em questões de financiamento, o empreendimento poderá ser comercializado com prestações mensais a partir de R$ 600, totalizando valor médio de R$ 260 mil por imóvel.
O Residencial Clube Manancial da Fé é a terceira tentativa do empresário em lançar empreendimentos com temática religiosa. Outras duas propostas não foram concretizadas. No entanto, houve o lançamento do “Reserva da Paz”, um loteamento menos estruturado, também em Nova Iguaçu, cujo objetivo era resguardar o “reservado para irmãos”.
Para a moradora do loteamento Reserva da Paz, Paula Barbosa, o formato religioso do empreendimento foi um diferencial na região. De acordo com o Atlas da Violência 2024, o município de Nova Iguaçu conta com altos índices de violência, tendo registrado 35,8 mortes por 100 mil habitantes.
Enquanto o projeto de condomínio evangélico é visto pelos críticos como estratégia mercadológica que explora a religiosidade e a fé, segundo o Portal Condomínio Interativo, muitos fiéis, interpretam que a iniciativa tem fundamento espiritual e emocional, permitindo uma “experiência bíblica” mais intensa sem sair do país.
Redação CPAD News/ Com informações Portal Condomínio Interativo