A origem da Covid-19 volta a ser alvo de debate político nos Estados Unidos. Na última quarta-feira (29), foi realizada uma audiência convocada por um comitê liderado por republicanos para discutir sobre o financiamento de pesquisas com coronavírus na China, a hipótese de vazamento do vírus de um laboratório em Wuhan e decisões adotadas pelo governo americano durante a crise sanitária.

Anthony Fauci, ex-diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, principal rosto da resposta do país à pandemia, foi interrrogado por senadores, mas invocou a Quinta Emenda da Constituição dos Estados Unidos e se recusou a responder a mais de cem perguntas feitas na reunião.

Na ocasião, o senador Rand Paul apresentou um diário pessoal de Fauci, com mais de mil páginas, onde o médico relatava os bastidores da pandemia entre 2019 e 2022, a relação conturbada com Donald Trump e as discussões sigilosas sobre como o vírus surgiu. O imunologista chegou a descrever o presidente dos EUA como um adolescente detestável e criticou duramente o apoio de senadores republicanos às alegações de fraude eleitoral em 2020.

Paul utiliza o documento para embasar a sua acusação de que a Covid-19 surgiu de um vazamento no Instituto de Virologia de Wuhan e que Fauci e outros funcionários do governo enganaram o Congresso e o público.

Durante a audiência, o senador afirmou que o que Fauci “escreveu em privado e o que disse ao país são duas histórias diferentes”.

A audiência teve duração de 2 horas e 57 minutos, e apesar de pouco se pronunciar, Fauci afirmou que o senador Rand Paul, tinha uma “obsessão óbvia” em processá-lo. “A conclusão que posso chegar é que o único motivo pelo qual ele está me convocando perante esta comissão é para me fazer dizer algo que possa justificar suas repetidas promessas públicas de que eu acabe, em suas palavras: ‘atrás das grades’”, disse o médico.

Após a reunião, Paul teria afirmado que pretende apresentar uma resolução para recomendar que Fauci seja acusado criminalmente de desacato ao Congresso, por ter se recusado a responder à maioria das perguntas feitas pelos senadores.

 

Redação CPAD News/ Com informações Gazeta do Povo, G1 e Jovem Pan

Share.
Leave A Reply