O Banco Central anunciou que os usuários do Pix passarão a contar com um novo recurso a partir desta quarta-feira (1º). O “botão de contestação” permitirá acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) em casos de fraude, golpe ou coerção. O novo sistema poderá ser acessado pelo aplicativo da instituição financeira onde o cliente possui conta.
De acordo com o Banco Central, a meta é agilizar o bloqueio de recursos em contas de golpistas e facilitar a contestação de transações suspeitas, sem necessidade de atendimento humano. A instituição destacou que o recurso não poderá ser usado para desacordos comerciais, arrependimento de compras ou erros de envio, como digitar a chave Pix incorretamente.
Outra novidade é a ampliação do bloqueio cautelar, que agora atenderá também a empresas. Os casos de suspeita de fraude deverão seguir critérios mínimos e objetivos, definidos em conjunto pelo Grupo Estratégico de Segurança do Pix. O Banco Central também determinou que instituições que incluírem clientes em listas de fraude não poderão autorizar novas chaves Pix.
Redação CPAD News / Com informações SBT News