Durante a madrugada de 25 de janeiro, rebeldes das Forças Democráticas Aliadas (ADF) invadiram a vila Apakolu, uma comunidade agrícola cristã em Irumu, na República Democrática do Congo (RDC) e mataram 25 pessoas.

O ataque brutal aconteceu enquanto os moradores dormiam e deixou a comunidade em pânico e devastada. “Eles iam de porta em porta, executando civis sem piedade e incendiando casas”, contou um agricultor a International Christian Concern (ICC).

De acordo com as informações do ativista de direitos humanos e coordenador local da ONG Convenção para o Respeito dos Direitos Humanos (CRDH), Christophe Munyanderu, entre as 25 vítimas fatais, 18 teriam sido trancados dentro de uma casa e assassinados. Os outros sete foram executados a tiros, enquanto tentavam fugir na estrada.

Também há relatos de moradores que seguem desaparecidos. Com isso, a comunidade teme que o número de mortos possa ser ainda maior.

“Ouvimos batidas na porta e depois gritos… Disseram-nos para abrir ou iriam queimar a casa. Tapei a boca dos meus filhos para que não chorassem. Quando os tiros começaram, pensei que meu coração fosse parar. Quando amanheceu, encontrei os corpos dos meus vizinhos espalhados por toda parte. Nossa aldeia acabou”, relatou uma sobrevivente, mãe de quatro filho, enquanto chorava. Ela conseguiu escapar com vida, pois se escondeu em uma plantação próxima à casa.

Um pastor de uma paróquia vizinha condenou o ataque e cobrou as autoridades por garantia de proteção aos civis.

“Eram agricultores, mães, crianças, pessoas sem armas, sem proteção”, disse ele. “Hoje os enterramos com o coração partido. Se não houver uma ação urgente para proteger os civis, amanhã será outra aldeia, outra igreja, outra sepultura”, disse.

Durante uma reunião de oração, um padre local também falou sobre o caso. “Cristãos estão morrendo enquanto dormem, em suas casas, onde deveriam se sentir seguros. Este sangue clama a Deus. Até quando os inocentes sofrerão enquanto o mundo assiste em silêncio?”, questionou ele aos presentes.

O ataque deixa a comunidade de Apakolu e as aldeias vizinhas amedrontadas. Os moradores imploram por segurança no território de Irumu, que já é conhecido pelos intensos conflitos e ataques de grupos armados. Segundo a Lista Mundial da Perseguição 2026, divulgada pela Missão Portas Abertas, a República Democrática do Congo é o 29º país mais hostil aos cristãos em todo o mundo.

 

Redação CPAD News/ Com informações International Christian Concern (ICC)

Share.
Leave A Reply