Relatório divulgado recentemente pelo Pew Research Center mostrou um decréscimo no número de países com maiorias cristãs entre 2010 e 2020. Há cinco anos, os cristãos continuavam sendo a maioria em 120 dos 201 países e territórios analisados, antes 124 em 2010. As nações de maioria cristã representavam 60% de todos os países pesquisados, em comparação com 62% uma década antes. O declínio é amplamente atribuído ao crescente número de pessoas que abandonam o cristianismo.
As maiores mudanças ocorreram no Reino Unido, Austrália, França e Uruguai. Nesses países, a proporção de pessoas que se identificam como cristãs caiu para menos da metade, em relação ao aumento da porcentagem de indivíduos sem religião. Pela pesquisa, o Uruguai tornou-se o único país das Américas sem maioria cristã em 2020, com 52% de sua população se identificando como não religiosa e apenas 44% como cristã. No Reino Unido, Austrália e França, nenhum grupo religioso detinha a maioria.
A Nova Zelândia e a Holanda fizeram a transição para maiorias religiosamente não filiadas durante o mesmo período, juntamente com sete nações que já detinham esse status em 2010: China, Coreia do Norte, República Tcheca, Hong Kong, Vietnã, Macau e Japão.
No total, o Pew descobriu que 10 países tinham maioria não religiosas em 2020, contra sete em 2010. Essas populações incluem indivíduos que se identificam como ateus, agnósticos ou “nada em particular”.
Redação CPAD News / Com informações Christian Daily International e The Christian Post