Nesta segunda-feira (22), as 130 crianças e professores que foram sequestradas na escola católica St. Mary, localizada na aldeia de Papire, no estado de Níger, foram devolvidas às famílias. O anúncio foi feito por um membro do governo nigeriano em redes sociais, no domingo (21). Segundo o comunicado, depois de “um esforço corajoso de nossas forças de segurança”, as crianças foram libertas. O aviso não revelou se houve pagamento de resgaste ou se as forças de segurança libertaram as vítimas em ataque armado.
Ainda não foi revelado se todos sequestrados foram libertos, pois desde 21 de novembro, data do sequestro, que os números de vítimas são confusos. Este foi o maior atentado registrado no país desde 2014, quando o grupo Boko Haram matou 6.600 pessoas, incluindo um ataque em maio a duas cidades do estado de Borno, que deixou centenas de mortos. O Boko Haram é considerado o grupo terrorista mais mortal da atualidade.
Segundo a organização Portas Abertas, as informações continuam incompletas, uma vez que a situação ainda está sendo investigada.
Inicialmente, a Associação Cristã da Nigéria relatou que 303 estudantes e 12 professores foram sequestrados, totalizando 315 pessoas. Desses, 50 estudantes conseguiram escapar após o sequestro.
Na manhã desta terça-feira (23), o governo nigeriano anunciou que irá reforçar a segurança nas escolas para evitar novos casos de sequestro. A decisão foi tomada após o atentado envolvendo crianças e professores no país.
Redação CPAD News/ Com informações Folha Gospel, Portas Abertas e O País


