O departamento governamental de Israel emitiu um comunicado no último dia 4 de março, informando que arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel encontraram uma rara moeda do tempo da Revolta de Bar Kokhba (ou Revolta de Barcoquebas), datada de 132 d.C..

A recente descoberta ocorrida na Reserva Natural Mazuq Ha-he’teqim, no deserto da Judeia, remete a um episódio de rebelião dos judeus contra o Império Romano, que ocorreu entre 132 e 135 d.C..

Em uma face da moeda possui a gravação do desenho de uma tamareira (um tipo de palmeira) e a inscrição “Eleazar, o ‘padre’”, em hebreu antigo. De acordo com a equipe, é provável que essa seja uma referência a Eleazar Hamod’ai, um rabino que morava na cidade de Beitar – importante região associada à Revolta de Bar Kokhba – e que teria tido um papel religioso relevante durante este momento histórico.

Na outro lado do objeto de 1,9 mil anos, é possível visualizar o desenho de uvas e o texto “ano um da redenção de Israel”, também em hebreu antigo.

 

Com informações Revista Galileu

Enviar

Deixe uma resposta