Close Menu
CPAD News
  • Home
  • Notícias
    • Universo Cristão
    • Giro pelo Brasil
    • Giro pelo Mundo
  • Assembleia de Deus
  • Saúde
  • Cultura
  • Carreira
  • Igreja em Ação
  • Vídeo News
  • Colunistas
O que há de novo

Organização cristã liberta 58 famílias da escravidão no Paquistão

15 de setembro de 2025

Ofensivas israelenses deixam 68 mortos e cerca de 350 feridos em Gaza

15 de setembro de 2025

Piloto morre em queda de avião com cocaína em Alagoas

15 de setembro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
Facebook Instagram YouTube X (Twitter)
CPAD News
Se inscrever Login
  • Home
  • Notícias
    • Universo Cristão
    • Giro pelo Brasil
    • Giro pelo Mundo
  • Assembleia de Deus
  • Saúde
  • Cultura
  • Carreira
  • Igreja em Ação
  • Vídeo News
  • Colunistas
CPAD News
Início » O professor e a exigência da dedicação ao ensinar
Pr. Douglas Baptista

O professor e a exigência da dedicação ao ensinar

De Pr. Douglas Baptista15 de outubro de 2021Atualizado:31 de março de 20222 minutos lidos
Enviar
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp

Nas Escrituras Sagradas a tarefa de “ensinar” é classificada como um dom divinamente concedido aos crentes. Na epístola aos Romanos, Paulo enfatiza que segundo a graça que nos é dada recebemos do Senhor “diferentes dons” (Rm 12.6a).

Na sequência dessa elucidação, o apóstolo enumera alguns desses diferentes dons, a saber: o de profetizar, o de servir, o de ensinar, o de exortar, o de contribuir, o de presidir, e o de exercer misericórdia (Rm 12.6-8).

Para cada um dos dons dessa lista, Paulo explica em uma única frase, sobre como eles devem ser usados por aqueles que o receberam. Nesse ponto, convém destacar que essa lista não contém todos os dons (ver 1Co 12.8-10, 29; Ef 4.11).

Não obstante, quando o apóstolo se refere ao dom de ensinar a versão da Bíblia Almeida Revista e Corrigida (ARC) é enfática em traduzir como: “se é ensinar; haja dedicação ao ensino” (Rm 12.7b).

A Nova Versão Internacional (NVI) exprime literalmente “se é ensinar, ensine”; a Nova Tradução na Linguagem de hoje (NTLH) afirma “se é o de ensinar, então ensinemos”; a Nova Versão Transformadora (NVT) diz “se for mestre, ensine bem”.

A versão Almeida Revista e Atualizada (ARA) expressa “o que ensina esmere-se no fazê-lo”; e, a Nova Almeida Atualizada (NAA) traduz como “o que ensina dedique-se ao ensino”.

Diante dessas e outras versões, é consenso entre os biblistas que a expressão “dedicação” está subentendida no texto original grego com o sentido de “esmero” e “diligência” no exercício do dom de ensinar.

Nessa perspectiva, compreende-se que o ofício de ensinar requer do vocacionado esforço e aprimoramento na aplicação de sua chamada.

Significa que os vocacionados para essa atividade precisam apegar-se ao ensino, isto é, manter o foco e aperfeiçoar a capacitação recebida a fim de oferecer o melhor ao Corpo de Cristo.

Desse modo, dentre outras obrigações, os ensinadores necessitam buscar e evidenciar profundo conhecimento bíblico, esmerar-se na correta aplicação das regras da hermenêutica e da exegese, e, desenvolver acentuada habilidade no emprego dos métodos do ensino-aprendizagem.

Para alcançar esse ideal do talento recebido do Senhor, aquele que ensina tem o dever de estudar e instruir-se constantemente.

Feliz dia dos Professores!

Pense Nisso!

Douglas Roberto de Almeida Baptista

Post Views: 10.084
Enviar Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
Artigo anterior Para onde foram as Dez Tribos após o fim do Reino do Norte?
Próximo artigo Significado de Batismo com o Espírito Santo e Fogo
Pr. Douglas Baptista

Douglas Baptista é pastor, líder da Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal, doutor em Teologia Sistemática, mestre em Teologia do Novo Testamento, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Bibliologia, e licenciado em Educação Religiosa e Filosofia; presidente da Sociedade Brasileira de Teologia Cristã Evangélica, do Conselho de Educação e Cultura da CGADB e da Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil; e segundo-vice-presidente da Convenção dos Ministros Evangélicos das ADs de Brasília e Goiás, além de diretor geral do Instituto Brasileiro de Teologia e Ciências Humanas.

Postagens relacionadas

A Reforma Protestante e a Liberdade Religiosa

29 de outubro de 2021

Significado de Batismo com o Espírito Santo e Fogo

19 de outubro de 2021
Deixe uma resposta Cancel Reply

Facebook Instagram YouTube
  • Home
Copyright © 2025 CPADNews - Todos direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Sign In or Register

Welcome Back!

Acesse sua conta abaixo.

Lost password?