O Fórum 18, o grupo norueguês de defesa da liberdade religiosa, divulgou um extenso relatório destacando diversas maneiras pelas quais o governo do Cazaquistão persegue as minorias religiosas. “A liberdade de religião e crença, com liberdades interligadas de expressão, associação, reunião e outras liberdades fundamentais permanecem seriamente restritas no Cazaquistão”, afirmou o grupo.

No país, o governo é dominado pela riqueza e corrupção, e usa ferramentas legais para vigiar, censurar, prender e abusar de grupos religiosos. De acordo com a International Christian Concern (ICC), as autoridades cazaques visitam regularmente os locais de culto para registrar, observar e contar a participação em reuniões cristãs e outras reuniões religiosas.

O relatório do Fórum 18 cita que um funcionário do governo justifica a espionagem que fazem como, “monitoramento”. Além da vigilância, o grupo afirma que a censura também é comum, e algumas publicações cristãs chegaram a ser incluídas em listas “extremistas, reunidas pela Procuradoria Geral do Estado.

Outro caso de perseguição, envolve três líderes da igreja pentecostal que receberam sentenças de prisão à revelia em 2019 por acusações, incluindo “causar danos psicológicos”.

A ICC destaca que em janeiro deste ano, “o governo alterou a Lei de Religião do estado para expandir sua própria capacidade de censura e sua capacidade de restringir reuniões religiosas, medidas que em parte provocaram protestos em todo o país. Apesar desse estado de coisas em evolução, as Nações Unidas inexplicavelmente optaram por eleger o Cazaquistão para o Conselho de Direitos Humanos da ONU em outubro do ano passado, desconsiderando várias recomendações de relatores especiais da ONU, do Comitê de Direitos Humanos da ONU e outros defensores. Sem uma consciência mais ampla das violações dos direitos humanos e da liberdade religiosa no Cazaquistão, a perseguição provavelmente aumentará”, escreveu a instituição que ajuda cristãos perseguidos desde 1995.

 

Com informações ICC

Enviar

Deixe uma resposta