Cerca de 12 afegãs, a maioria com o rosto descoberto, protestaram nas ruas de Cabul, nesta terça-feira (10), contra a decisão do regime talibã de tornar obrigatório o uso do véu integral em público para as mulheres. Elas conseguiram caminhar por 200 metros antes de serem dispersadas por talibãs, que obrigaram a imprensa a deixar o local.

O governo publicou um decreto no sábado (7), aprovado pelo líder supremo talibã e do Afeganistão, Hibatullah Akhundzada, que ordena às mulheres que se cubram da cabeça aos pés, incluindo o rosto, quando estão em público.

Conforme a tradição, os talibãs afirmaram que preferem a burca, véu integral normalmente de cor azul que cobre integralmente as mulheres e tem uma grade na altura dos olhos. Mas explicaram que outros véus, que deixam apenas os olhos descobertos, também serão aceitos.

Eles pediram para “que permaneçam em casa”, as mulheres que não tiverem um motivo essencial.

Na capital do país, o decreto não surtiu efeito imediato e muitas mulheres continuam caminhando pelas ruas com o rosto descoberto. Várias ativistas foram detidas e as manifestações são cada vez mais escassas.

Com informações: R7 e AFP / Foto: Pixabay (10.05.22)

Enviar

Deixe uma resposta