O recém-nascido prematuro, de apenas cinco meses de gestação, que foi retirado do próprio velório, com vida, no sábado (25), não resistiu e morreu por volta das 23h de domingo (26). Segundo a equipe médica do Hospital Maternidade Bárbara Heliodora em Rio Branco (AC), a causa do óbito foi decorrência de um quadro de choque séptico e sepse neonatal.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre confirmou o falecimento do recém-nascido. “A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da direção da Maternidade Bárbara Heliodora, comunica, com profundo pesar, o falecimento do recém-nascido atendido na unidade (após ter apresentado sinais vitais, depois de declarado óbito), ocorrido às 23h15 de domingo, 26 de outubro, em decorrência de um quadro de choque séptico e sepse neonatal. Neste momento de imensa dor, expressamos nossa solidariedade e respeito à mãe, ao pai e a todos os familiares, desejando que encontrem conforto e acolhimento diante dessa perda irreparável. Todos os esforços possíveis foram realizados para garantir o melhor cuidado e suporte durante todo o período de internação. Reforçamos que, devido à prematuridade extrema do bebê, a transferência para outra unidade não chegou a ser cogitada pela equipe médica, diante do alto risco de agravamento do quadro.”
A mãe é de Pauini (AM) e na sexta-feira (24) havia apresentado sangramento e precisou ser induzida ao parto. Como não tinha maternidade com estrutura na cidade dela, viajou para o Acre. O bebê nasceu com apenas 520 gramas. Segundo os familiares, durante o velório, após ter ficado 12 horas dentro de um saco para armazenar corpos, o bebê chorou. Percebendo o choro e que o bebê se mexia, a tia pediu para abrir o caixão e comprovaram que ele estava com vida. O recém-nascido foi encaminhado para a UTI Neonatal em estado gravíssimo. Infelizmente não resistiu.
Redação CPAD News / Com informações Metrópoles e G1


