Uma tempestade de neve deixou centenas de pessoas presas em acampamentos nas encostas tibetanas do Monte Everest, na fronteira entre o Tibete e o Nepal. Moradores da região e equipes de resgate foram mobilizados para remover a neve que bloqueia o acesso à área, localizada a mais de 4,9 mil metros de altitude. O Monte Everest é o pico mais alto do mundo, com 8.849 metros.
As fortes nevascas começaram na noite de sexta-feira (3) e intensificaram-se nas encostas orientais do Monte Everest, no Tibete, uma zona popular entre alpinistas e caminhantes.
De acordo com a mídia local, cerca de 350 pessoas foram resgatadas e levadas para um local seguro na pequena cidade de Qudang. A mídia estatal chinesa informou, nesta segunda-feira (6), informou que cerca de 200 pessoas que estavam fazendo uma trilha haviam sido contatadas.
Ainda segundo os meios de comunicação estatais chineses, a equipe de resgate Blue Sky recebeu uma chamada de socorro informando que muitas tendas haviam desabado devido às fortes nevascas e que alguns caminhantes já estavam sofrendo de hipotermia. A Companhia de Turismo do Condado de Tingri suspendeu a venda de ingressos e o acesso à área.
A região enfrenta condições meteorológicas extremas. No Nepal, fortes chuvas provocaram deslizamentos de terra e inundações repentinas. Quarenta e sete pessoas foram a óbito nos últimos dois dias.
Redação CPAD News / Com informações: G1