A primeira fase de provas da edição 2025 do Concurso Unificado Nacional (CNU), aconteceu no último domingo (5), e de acordo com o Ministério da Gestão e Inovação, 436.582 pessoas compareceram para realizar o exame. O número corresponde a cerca de 60% dos candidatos inscritos.
A ministra da pasta, Esther Dweck, destacou que houve “um aumento muito grande em relação ao ano passado”, como era o esperado pelo órgão. Dos mais de 760 mil inscritos, foi registrado a ausência de 324.971 pessoas, sendo a taxa abstenção de 42,8%. Em 2024, foram 54,12% faltantes.
“Isso é fruto de um trabalho conjunto de órgãos do governo federal, participação muito importante dos governos estaduais e também da banca de concurso da FGV”, disse Dweck.
Os gabaritos preliminares oficiais das provas objetivas, foram disponibilizados na manhã desta segunda-feira (6) e o candidato pode identificar qual caderno de prova recebeu. Para consultar, basta fazer login nos sites oficial do CNU e da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca examinadora do concurso, https://conhecimento.fgv.br/cpnu2 e clicar na Área do Candidato.
O candidato que desejar apresentar recursos para alguma “questão polêmica” ou consideradas com resposta incorreta, deverá fazê-lo de forma online entre terça (7) e quarta-feira (8).
De acordo com o calendário oficial previamente divulgado, as notas serão publicadas no dia 12 de novembro. Os aprovados para a segunda fase farão as provas discursivas em 7 de dezembro.
Redação CPAD News/ Com informações SBT e G1