Cerca de 1.300 pessoas de diferentes denominações, gerações e países da antiga Iugoslávia (Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Eslovênia, Montenegro, Macedônia do Norte e Croácia), se reuniram para promover comunhão, adoração a Deus, diversão, e receber treinamento ministerial.
O festival Srcokret, foi realizado no último mês de julho, em Šibenik, Croácia, e refletiu a diversidade na origem dos participantes e o programa, traduzido para cinco idiomas, contou com a maioria das denominações e organizações evangélicas da região.
“A geração de mães e pais serviu à geração de filhos e filhas, adoraram juntos e evangelizaram juntos”, afirmou Jasmin Avdagić, diretor do Srcokret e coordenador nacional do STEP, movimento estudantil vinculado à IFES na Croácia, que definiu o encontro como “um momento-chave de unidade em Cristo”.
O encontro de verão à beira-mar objetiva “uma proclamação ousada do Evangelho para a cidade de Šibenik e toda a região, incluindo um grande evento evangelístico na praça principal da cidade com louvor e adoração, pregação, testemunhos e testemunho individual”, afirma o perfil na rede social.
A localização aonde os cristãos se reuniram é uma região da Europa marcada por profundas feridas históricas e conflitos. A República Socialista da Iugoslávia foi dissolvida em 1990 após mais 100.000 pessoas morrerem devido aos conflitos.
“Se considerarmos a região dilacerada pela guerra, isso é incrível. A geração mais jovem está especialmente livre das amarras do passado”, diz Jasmin Avdagić.
O processo de transformação para criar uma “cultura e atmosfera do Reino nas quais jovens líderes estão emergindo” é lento e conta com apoio essencial das igrejas locais, que a exercem um papel profético e restaurador, afim de promover uma paz duradoura.
Jasmin Avdagić afirma que a “oração e a esperança é que não voltemos ao conflito, mas sim proclamemos a paz e os valores mútuos nesta região”.
Redação CPAD News/ Com informações Guiame