A Assembleia de Deus Joinville (IEADJO), presidida pelo pastor Sérgio Melfior, por meio do Departamento de Missões, realizou de 12 a 17 de agosto, no Centro de Eventos da igreja, o 21º Congresso Internacional de Missões Siloé e o Congresso de Missões Siloé Kids. O evento, que já faz parte do calendário do município, reuniu milhares de irmãos.
Missões Siloé é um departamento da igreja local, mas que contempla projetos missionários em 16 países, 13 estados, além de auxílios missionários em mais de 100 cidades de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.
Neste ano, estiveram presentes os preletores: Cláudio Gama, Douglas Borges, Eduardo Lopes, Jander Magalhães, Josiel Silva, Marco Feliciano, Otoniel Gomes e Reginaldo Ribeiro. Nos louvores, Anna Clara Rocha, Ana Júlia, Dalete Hungria, Douglas Borges, Stella Laura e Wellington Lima.
Paralelo ao Congresso Internacional, as crianças foram marcadas por Deus ao longo do Congresso de Missões Siloé Kids. Com uma abordagem pedagógica direcionada aos pequenos, a programação diferenciada também teve ênfase na inclusão de crianças com TEA e outras síndromes. Enquanto os pais eram tocados por Deus, os filhos não ficaram alheios à manifestação do Espírito Santo.
Durante as tardes de sábado e domingo, adolescentes (UNIAADJO) e jovens (UMADJO), respectivamente, lotaram o pavilhão principal do Centreventos IEADJO.
Durante os dias do congresso, os convidados foram usados poderosamente por Deus, trazendo palavras de conscientização sobre uma vida em missão.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e sua comitiva estiveram no sábado (16) prestigiando o Congresso Internacional de Missões Siloé. Conhecedor do trabalho realizado pelo departamento da IEADJO, o governador deu os parabéns à instituição que desde 1973 envia missionários para o Brasil e várias partes do mundo. “Agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui. Quero dizer da minha alegria em estar aqui mais uma vez. O pastor Sérgio sabe do carinho que tenho pela Assembleia de Deus. Estou vindo de um roteiro [de atividades], mas eu não poderia deixar de estar aqui, pastor Sérgio, para lhe abraçar e dizer que o senhor é um querido amigo, uma pessoa que tenho muita admiração. Ao seu filho, Eliseu e todos vocês que fazem [todo esse trabalho].”
Jorginho Mello também reconheceu que a igreja é uma instituição parceira, indo aonde o Governo não consegue chegar. “Quero cumprimentá-los por esse trabalho que a igreja faz, acolhendo as pessoas. Nós precisamos tanto de carinho, de um abraço. Dizem que o melhor lugar do mundo é o abraço de alguém e isso vocês sabem fazer muito bem. A igreja faz muitas coisas que o Governo e o Estado brasileiro não são capazes de fazer. Vocês entram na alma, no coração das pessoas. Vocês recuperam as pessoas que precisam de encaminhamento, de um bom conselho, de um bom exemplo.”
Para finalizar, o governador ressaltou a necessidade da volta à normalidade no Brasil e pediu orações à igreja. “Nós precisamos de paz. Precisamos que o nosso Senhor Jesus Cristo nos dê forças para enfrentar tudo isso que o Brasil está enfrentando. Voltar à normalidade. Quero pedir a todos, muitas orações e proteção, para que a gente continue trabalhando por Santa Catarina, cumprindo a nossa missão. Que Deus vos abençoe e que continuem levando a palavra de Deus para o mundo”, finalizou Jorginho.
Aproveitando o momento, o presidente da IEADJO, pastor Sérgio Melfior uniu-se à igreja em oração intercessória por todas as autoridades, conforme a orientação bíblica.
Na avaliação do pastor Sérgio Melfior, o evento foi um sucesso, pois a igreja estava em unidade e glória de Deus presente no meio do Seu povo. “Estamos impactados, pois desde o começo Deus tomou e aprovou o trabalho em todas as áreas. Tivemos nossas equipes, mais de mil pessoas, para fazer tudo funcionar: cantina, estacionamento, secretaria, recepcionistas, som, a Rádio 107,5 FM, a IEADJO. Mas especialmente lembrar dos resultados espirituais que tivemos: a conversão de dezenas de almas que aceitaram a Jesus e acima de tudo o avivamento de Deus sobre a vida do povo.”
Ainda conforme o presidente da IEADJO, o congresso cumpriu seu propósito de conscientizar sobre a importância e necessidade de se fazer missões, seja local, regional ou transcultural; prestar relatórios dos investimentos realizados onde Missões Siloé está presente e a conversão de vidas ao evangelho de Cristo Jesus. Segundo o pastor Sérgio, esses resultados são frutos da oração e dedicação da igreja que entendeu a visão.
“Os resultados são visíveis. Quando os pastores Ely Borges, William Carlos e outros que fazem parte da diretoria, ou nós, ou o vice-presidente, pastor Eliseu Melfior, mencionamos o trabalho de missões, o povo sabe da seriedade da igreja e do trabalho de Missões Siloé e até onde tem chegado esse trabalho. O projeto é continuarmos firmes fazendo missões, alcançando pessoas que talvez nunca conheceremos em vida. Em locais mais perto ou longe, ganhando almas para Jesus, ainda mais com o nosso trabalho de Evangelismo para o Brasil e Discipulado para o Brasil. Os evangelizadores trazem as pessoas, os discipuladores cuidam e a obra missionária cuida daqueles que trabalham com gente em outros estados e países.”
Para finalizar, o pastor Sérgio Melfior expressou sua alegria e gratidão. “Quero agradecer à igreja. Uma igreja madura, espiritual e adoradora, uma família, na verdade, é a nossa igreja IEADJO. Agradecer a cada irmão, da criança ao ancião. Aos pastores e dirigentes de congregações que estiveram abraçados conosco, ajudando na liderança e organização. Agradecer também todo o grupo de voluntários, que sem vocês ficaria muito difícil para nós fazermos,” finalizou.
Conforme a coordenação do Departamento de Missões Siloé, as seis noites foram marcadas por grande manifestação do Espírito Santo, trazendo salvação e renovo a muitos corações.
O congresso teve transmissão exclusiva pela IEADJO TV e Rádio 107,5 FM – Simplesmente Diferente, alcançando milhares de vidas.
Mais sobre Missões Siloé
A IEADJO conta com cerca de 280 famílias de missionários que estão em 16 países, 100 cidades do estado de Santa Catarina, 50 cidades do sudoeste do Paraná e em mais 13 estados da nossa federação. Na Missão local está o Desafio Jovem Shalom, Centreventos IEADJO e o sustento de missionários em Joinville.
Texto cedido por Demétrio Santos – Jornalista da IEADJO.
Fotos cedidas: IEADJO