A terceira rodada de negociações nucleares entre Irã e EUA ocorre em Genebra, na Suíça, nesta quinta-feira (26). A reunião começou por volta das 6h15, no horário de Brasília. Segundo o jornal britânico The Guardian, o presidente Donald Trump deve decidir sobre um possível ataque ao país com base no resultado do encontro.
Os EUA temem que o Irã construa uma bomba nuclear, por isso o país quer a interrupção do enriquecimento de urânio. O governo iraniano defende que as negociações se limitem ao programa nuclear e diz estar disposto a reduzir o nível de enriquecimento de urânio em troca do fim de sanções; e afirmou ainda que o programa tem fins pacíficos, voltados à produção de energia.
Fontes disseram que Trump considera ataques limitados ou uma campanha mais ampla para derrubar o governo iraniano, que prometeu uma resposta “feroz” a qualquer ataque dos norte-americanos. Ambos os países intensificaram movimentações militares, com EUA enviando porta-aviões e Irã realizando exercícios conjuntos com Rússia e China.
A última reunião, entre os dois países, ocorreu em 17 de fevereiro também em Genebra.
Redação CPAD News / Com informações G1


