Nesta segunda-feira (28), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck anunciou a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), conhecido como ‘Enem dos concursos’, com 3.352 vagas disponíveis em 35 órgãos da administração pública federal.
Diferente da primeira edição em 2024, o CNPU 2025 será realizado em dois dias. As provas objetivas estão previstas para 5 de outubro, para todos os candidatos inscritos. E no segundo dia, serão aplicadas as provas discursivas, previsto para 7 de dezembro, somente para os candidatos que foram classificados na primeira fase.
De acordo com a ministra “as provas serão em duas fases, com duas datas diferentes, porque uma habilitará para outra fase. Essa é a grande mudança. Isso acontece em outros concursos. A gente não tinha feito assim no CPNU 1, tentando fazer tudo na mesma data. Na nossa visão, isso foi um dos pontos que, desde a nossa análise do concurso, era algo que poderia ser aperfeiçoado”, explicou.
Até meados de junho, a banca examinadora será escolhida e o edital tem previsão de ser publicado em julho. Os resultados do CNU 2025 devem ser divulgados em fevereiro de 2026.
Do total de vagas disponíveis, 2.180 são para convocação imediata, sendo 1.672 de nível superior e 508 de nível intermediário. As 1.172 vagas restantes serão para formação de cadastro reserva. Todas essas vagas são de nível superior.
Outro diferencial desta edição é que as vagas estarão divididas em nove blocos temáticos. Na primeira edição, foram oito.
Segundo a ministra, o candidato poderá definir uma lista com a ordem de preferência pelos diferentes cargos dentro do mesmo bloco, mesmo sistema que ocorreu na primeira edição.
Por Luciene Saviolli / Com informações Agência Brasil e CNN Brasil