Pelo menos 32 pessoas morreram quando dois mísseis russos atingiram a cidade de Sumy, no nordeste da Ucrânia, enquanto pessoas se reuniam para cultos neste domingo (13). Segundo o Ministério Público da região, o ataque deixou cerca de 117 pessoas feridas, incluindo dez crianças.
Na semana passada, outro ataque com míssil russo matou 20 pessoas na cidade central de Kryvyi Rih. Segundo o presidente da Ucrânia, os ataques mortais em Sumy foram realizados por mísseis balísticos. Durante pronunciamento, Volodymyr Zelensky pediu uma “resposta forte do mundo”. Ele completou que no momento da ocorrência havia muita gente na rua.
Nas últimas semanas, a Rússia intensificou os ataques aéreos contra a região de Sumy, expulsando as forças ucranianas de grande parte do território russo adjacente de Kursk. O coordenador humanitário da ONU para a Ucrânia, Matthias Schmale, condenou o ataque e observou que o direito internacional humanitário “proíbe estritamente ataques contra civis e infraestrutura civil”.
Redação CPAD News / Com informações CNN Brasil