Levantamento anual da Transparência Internacional de 2025, divulgado nesta terça-feira (10), indica que o Brasil obteve 35 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100 no Índice de Percepção da Corrupção (IPC). Quanto menor a pontuação, maior a percepção de corrupção.

De acordo com o relatório, o país permanece na 107ª posição entre os 182 países e territórios avaliados. E, em relação a 2024, quando obteve 34 pontos, o resultado indica que houve uma estagnação.

Conforme mostram os dados, o índice brasileiro está abaixo da média global e da média das Américas, ambas com 42 pontos. Entre os países mais bem colocados ficaram: Dinamarca (89 pontos), Finlândia (88 pontos) e Cingapura (84 pontos). E as piores colocações no ranking foram: Venezuela (10 pontos), Sudão do Sul (9 pontos) e Somália (9 pontos).

Para a Transparência Internacional, o cenário reforça a necessidade de retomar com urgência uma agenda consistente de enfrentamento à corrupção, com maior coordenação institucional e fortalecimento dos mecanismos de controle e transparência.

O IPC é considerado o principal indicador mundial sobre corrupção, publicado desde 1995, elaborado a partir da percepção de especialistas, pesquisadores e executivos sobre práticas corruptas no setor público.

Redação CPAD News/ Com informações G1 e CNN

Share.
Leave A Reply