Neste domingo (27), um ataque atribuído às Forças Democráticas Aliadas (ADF), deixou ao menos 43 mortos em uma igreja em Komanda, cidade localizada no nordeste da República Democrática do Congo. Segundo as informações da missão de paz da ONU no país, Missão de Estabilização das Nações Unidas para a República Democrática do Congo (Monusco), nove crianças estão entre os mortos.
Os extremistas invadiram a paróquia de Bienheureuse-Anuarite, durante um culto de oração, e atacaram os fiés com facões. Em seguida, o grupo incendiou casas e lojas nos arredores da igreja e fugiu do local antes de serem presos. As autoridades locais e organizações internacionais confirmaram que a maioria das vítimas foi esfaqueada dentro da igreja, e outras várias foram sequestradas.
“Esses ataques direcionados a civis indefesos, especialmente em locais de culto, não são apenas revoltantes, mas também contrários a todas as normas de direitos humanos e do direito internacional humanitário”, afirmou a vice-chefe da Monusco, em comunicado divulgado na noite de domingo.
Nesta segunda-feira (28), o papa Leão XIV condenou o ataque com “consternação e profunda aflição”, por meio de um telegrama assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé.
O pontífice afirma que, “se une ao luto das famílias e da comunidade gravemente afetadas, demonstrando sua proximidade e assegurando suas orações. Essa tragédia nos convida a trabalhar mais pelo desenvolvimento humano integral da população machucada nessa região”, diz o texto endereçado ao arcebispo Fulgence Muteba Mugalu, presidente da Conferência Episcopal da República Democrática do Congo (Cenco).
A carta diz ainda, que o Papa “implora a Deus para que o sangue destes mártires seja uma semente de paz, reconciliação, fraternidade e amor para todo o povo congolês”.
O grupo insurgente ADF é de origem ugandesa e atua no leste congolês. Em 2019, os extremistas declararam lealdade ao Estado Islâmico.
Redação CPAD News/ Com informações Band,Terra e Agencia.ecclesia