Nesta quarta-feira (14), o governo norte-americano anunciou que congelará a emissão de vistos de imigração para cidadãos de 75 países, dentre eles, o Brasil. O Departamento de Estado dos EUA informou que a emissão de qualquer novo visto para imigrantes desses países fica pausada até segunda ordem. De acordo com o órgão, o objetivo é rever os critérios usados atualmente para barrar estrangeiros que “se tornam um encargo público para os Estados Unidos”. A ação não afeta os vistos para turistas.

A medida reforça uma das diretrizes previstas na nova estratégia militar e de política externa que o presidente Donald Trump lançou em dezembro de 2025: a de restringir ao máximo a presença de imigrantes dentro do país. Após a publicação, analistas passaram a avaliar que, ao longo de 2026, o republicano voltará suas políticas anti-imigração para restringir a entrada de estrangeiros (mesmo que por vias legais).

A Agência Reuters informou que entre os países afetados estão Brasil, Somália, Irã, Rússia, Afeganistão, Nigéria, Iêmen e Tailândia. A medida entra em vigor a partir do dia 21 janeiro.

O Departamento de Estado disse que suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis. O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano.

Na segunda-feira (12), o Departamento de Estado dos Estados Unidos disse que revogou mais de 100.000 vistos desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo no ano passado.

Redação CPAD News / Com informações Reuters, Agência Brasil e G1

Share.
Leave A Reply