Após meses de negociações, o casal britânico Barbie e Peter Reynolds, de 76 e 80 anos, respectivamente, foi libertado pelo Ministério do Interior do Talibã e levado para Doha, no Catar, nesta sexta-feira (19). Eles haviam sido detidos, juntamente com outras duas pessoas no dia 1º de fevereiro no Afeganistão.
Na ocasião, a família dos idosos manifestou sérias preocupações quanto à saúde deles e a capacidade deles de sobreviverem sob custódia daquele grupo. De acordo com a rede britânica BBC, o casal trabalhava em uma ONG e conduzia projetos em escolas na província de Bamiyan. Eles foram presos após usarem um avião sem informar as autoridades locais. Eles estavam no país asiático e resolveram permanecer na região mesmo após a tomada de poder pelo Talibã, em 2021.
Segundo uma autoridade não identificada, “durante os oito meses de detenção, em grande parte mantidos separados, a embaixada do Catar em Cabul ofereceu apoio essencial, incluindo acesso ao médico, entrega de medicamentos e comunicação regular com a família”.
O casal passará por exames médicos no Catar antes de retornarem ao Reino Unido, que desaconselha seus cidadãos a viajarem ao Afeganistão, alertando para os riscos de detenção.
Redação CPAD News / Com informações G1