O primeiro caso da subvariante Ômicron EG.5, também conhecida como Éris, foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio nesta quarta-feira (30).

De acordo com a pasta, um homem de 46 anos, que não havia tomado a dose de reforço com a bivalente contra covid-19, apresentou sintomas leves. O paciente  manteve isolamento domiciliar e não apresenta mais sintomas. Ele não tem histórico de viagem, o que indica que há transmissão local dessa linhagem.

Segundo o secretario municipal de Saúde, Daniel Soranz, a subvariante EG.5, que pode ser contida com a vacina bivalente, tem exatamente o mesmo comportamento que as demais variantes da Ômicron. Ele disse ainda que que todas as unidades de saúde do município estão preparadas para realizar o teste da covid-19.

O primeiro caso da variante EG.5 no Brasil foi confirmado pelo Ministério da Saúde no último dia 17.  A paciente é uma mulher, de 71 anos, de São Paulo, que apresentou sintomas no dia 30 de julho. Ela foi tratada numa unidade hospitalar privada, sendo liberada no dia seguinte.

 

Com informações: O Dia (30.08.23)

Enviar

Deixe uma resposta