Uma pesquisa divulgada pelo PoderData no último domingo (1), mostra que cerca de sete em cada dez brasileiros (68%) se dizem contrários à legalização do aborto. O índice apresenta uma alta de 2 pontos percentuais em relação ao ano passado, e é o mais alto já registrado, desde que a pergunta passou a integrar o questionário em janeiro de 2021.

De acordo com os dados, os que afirmam ser favoráveis à garantia do aborto no país somam 22%, enquanto, 10% dos entrevistados disseram não saber responder sobre o tema. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Para o levantamento, foram entrevistadas 2.500 pessoas, por meio de ligações para celulares e telefones fixos, entre os dias 24 e 26 de janeiro em 111 municípios nas 27 Unidades Federativas do Brasil.

Considerando o perfil social e regional dos voluntários na pesquisa, os percentuais dos que afirmam ser à favor da liberação do aborto, são mais altos entre os idosos (25%), moradores da região Norte (27%) e pessoas com ensino fundamental (26%).

Já entre os que se declararam contra o aborto, os índices foram mais elevados na região Sul (74%), pessoas com renda superior a cinco salários mínimos (72%).

No cenário da política, o levantamento considerou a declaração de voto no segundo turno da eleição presidencial de 2022, a maioria dos entrevistados é contra o procedimento abortivo, tanto entre eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (65%) quanto entre os do ex-presidente Jair Bolsonaro (73%).

 

Redação CPAD News/ Com informações CNN e Guiame

Share.
Leave A Reply