Falta pouco mais de dois meses para a chegada do Natal. Mas para as crianças da comunidade indígena Xakriabá essa data já foi celebrada com muito amor e carinho.
Há 11 anos, a Assembleia de Deus Ministério do Ferreira – ADF em São Paulo aceitou um chamado: construir uma ponte de amor e esperança com a comunidade indígena Xakriabá, no norte de Minas Gerais. Assim nasceu o Natal Solidário Xakriabá, um projeto que une fé, serviço e compaixão, alcançando vidas e transformando histórias.
Mas a jornada não começa em dezembro, e sim em janeiro, quando uma equipe de voluntários da Igreja viaja até a reserva indígena para realizar o cadastramento das crianças. “Não se trata de números, mas de nomes, rostos e histórias. Cada criança cadastrada é uma promessa de cuidado e esperança. Aldeia por aldeia, o recado é claro: Nós vemos vocês. Vocês são importantes para nós e para Deus”, afirma a diretoria da ADF Missão.
Feito o cadastro, as crianças são apresentadas às congregações da ADF. A partir desse momento, são arrecadados valores para a compra de roupas, calçados e brinquedos. Um grupo de voluntários se reúne para montar os kits e deixar tudo pronto para o dia da entrega. O ambiente é de comunhão e alegria.
“Cada caixa montada, cada detalhe preparado, não é apenas um presente, mas uma expressão concreta daquilo que move este projeto: demonstrar o amor de Deus a cada criança e a toda comunidade indígena Xakriabá”, explicam os organizadores.
A Caravana da Esperança
Nos dias 27 e 28 de setembro de 2025, cerca de 90 voluntários saíram de São Paulo em uma caravana de fé e solidariedade rumo ao norte de Minas. A escolha da data para setembro acontece devido ao período de chuvas que são frequentes em dezembro, o que torna difícil o trânsito de veículos e pessoas na região.
A caravana entregou os kits e promoveu ações sociais, como: cortes de cabelo para as crianças, tornando a celebração ainda mais especial.
O culto contou com a ministração do pastor Arilton Anselmo, que, foi o canal que Deus usou para fazer contato com o cacique, e assim abrir as portas da reserva para o Evangelho. Algum tempo depois, a ADF Missão assumiu o desafio e tem dado continuidade ao projeto Natal Solidário.
O encontro teve a presença do cacique Domingos e sua família, que em sua fala elogiou a presença e o trabalho realizado pela Igreja, destacando o impacto positivo na vida das famílias e de todo o povo Xakriabá. Após a Palavra, diversas conversões, tanto de crianças como de adultos, marcaram o evento, evidenciando o poder transformador da Palavra de Deus.
A direção do culto festivo ficou com o pastor presidente Levi Libarino junto a equipe da Base Missionária: evangelista Nelcino Oliveira Primo, pastor Eleomar dos Santos Fraga, Maria Isabel Pereira, Edna Anselmo e Táfnes Lima, inclusive, a irmã Táfnes realizou um trabalho com as crianças, envolvendo-as em louvores e histórias bíblicas, que também tocaram os demais presentes. Também estiveram presentes contribuindo para a realização do Natal Solidário neste ano, o pastor Nelcino, diretor da ADF Missão; pastor Elias Matos, líder do setor leste, acompanhado de o ministério de louvor da ADF Jardim Grimaldi e demais obreiros; pastor João Carlos André, líder do Setor em Taboão da Serra; pastor Agnaldo Gonçalves, líder do Setor na Baixada Santista; pastor André Adriano, líder do Setor em Cotia; pastor Jorge, líder do Grupo Resgate da ADF Sede.
O trabalho não se resume à festa do Natal que acontece anualmente. Cerca de 130 cultos mensais são realizados no local, sob a liderança do pastor Antonio Batista de Souza, mais conhecido como pr Tonim de Dorotéo e dos missionários locais, consolidando a presença da Igreja e o avanço do Evangelho. Inclusive, no sábado, foi inaugurado mais uma congregação na reserva, a ADF Aldeia Vargem, com a presença do pastor presidente e da caravana missionária.
Segundo a liderança da Igreja ADF, o Natal Solidário Xakriabá é mais do que um evento, é a materialização da fé em gestos concretos de amor. “O resultado é uma alegria contagiante que transborda em quem dá e em quem recebe”, afirma.
Alguns voluntários da igreja também resumiram a experiência. “Cada sorriso dessas crianças é a prova de que o Evangelho vai além das palavras, ele se traduz em gestos de amor”, afirmou um colaborador.
“O projeto é a prova viva de que a fé, quando colocada em prática, tem o poder de unir, transformar e abraçar”, finalizou outro voluntário.
Envie a sugestão de pauta para esta editoria para o e-mail: [email protected] e no Assunto coloque: “Igreja em Ação”. Caso seja aprovado em nossa Redação, a sua história também poderá ser contada nesta editoria.
Por Luciene Saviolli / Com informações da liderança da ADF e fotos cedidas pela mídia ADF