Até recentemente, podia-se afirmar que os cristãos no Nepal são mais protegidos da discriminação e da violência sancionadas pelo Estado, em relação aos cristãos na Índia. No entanto, a International Christian Concern (ICC) aponta que esta situação tem mudado à medida que a perseguição que os cristãos indianos conhecem há algum tempo se espalha lentamente através da fronteira.

De acordo com alguns relatórios, a proximidade com a Índia não é a única razão para esta mudança. A ICC relata que existem evidências, que sugerem o envio de fundos feitos diretamente para o Nepal pelos nacionalistas pró-hindus que controlam a Índia, resultando num aumento da violência contra as minorias religiosas. Com isso, os cristãos, muçulmanos e budistas viram os seus edifícios sagrados, cerimônias religiosas e personagens específicos se tornarem alvos da maioria hindu.

A ICC monitora a perseguição religiosa em todo o mundo, e observa que “esta tendência crescente para um Nepal mais perseguido e discriminatório pôde ser vista na semana passada, quando os manifestantes marcharam sobre o edifício do parlamento em Katmandu, expondo as suas exigências para que o seu país regressasse à monarquia e a um estado hindu. A marcha acabou se tornando violenta quando os manifestantes entraram em confronto com a polícia, resultando em vários feridos graves. Desde a marcha, muitos dentro e fora do Nepal expressaram preocupação com o crescente nacionalismo hindu”, alerta a instituição.

 

Com informações International Christian Concern (ICC)

Enviar

Deixe uma resposta