Dados da Justiça Eleitoral mostram que mais de 5,2 milhões de eleitores ainda estão com os seus cadastros desatualizados. Eles terão até o próximo dia 19 de maio para regularizar as pendências junto à Justiça Eleitoral. Os resultados também apontaram que cerca de 72,3 mil eleitores regularizaram sua situação.
Precisam resolver as pendências aqueles eleitores que ficaram três eleições seguidas sem votar, não justificaram a ausência ou não pagaram multa pelo não comparecimento. Segundo a Justiça Eleitoral, cada turno é contado como uma eleição. Assim, nos locais com dois turnos no pleito do ano passado, por exemplo, a falta nas duas ocasiões já conta como duas eleições.
Os eleitores para quem o voto é facultativo não podem ter o título cancelado. São eles: menores de 18 anos, maiores de 70 anos, analfabetos, e pessoas com deficiência que comprovem dificuldade impeditiva para votar; e casos de justificativa aceitos pela Justiça Eleitoral.
Para a regularização, os eleitores podem ir presencialmente ao cartório eleitoral ou verificar na Página do Tribunal Superior Eleitoral, dos tribunais regionais eleitorais ou no aplicativo E-título. Todos estes serviços são gratuitos.
Estar com o Título de Eleitor em dia é requisito para inscrição em concurso público ou para tomar posse em cargo público; receber qualquer remuneração de cargo ou função pública; participar de concorrências públicas da União, dos estados, dos municípios, das autarquias ou das entidades similares; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais ou fiscalizados pelo governo; realizar atos que exijam quitação do serviço militar ou do imposto de renda.
CPAD News / Com informações Tribunal Superior Eleitoral e G1