Close Menu
CPAD News
  • Home
  • Notícias
    • Universo Cristão
    • Giro pelo Brasil
    • Giro pelo Mundo
  • Assembleia de Deus
  • Saúde
  • Cultura
  • Carreira
  • Igreja em Ação
  • Vídeo News
  • Colunistas
O que há de novo

Mais de 5 milhões de eleitores têm até 19/5 para regularizar o título

9 de maio de 2025

Alerta mostra aumento do desmatamento na Amazônia

9 de maio de 2025

Lula marca presença nas comemorações de 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra

9 de maio de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
Facebook Instagram YouTube X (Twitter)
CPAD News
Se inscrever Login
  • Home
  • Notícias
    • Universo Cristão
    • Giro pelo Brasil
    • Giro pelo Mundo
  • Assembleia de Deus
  • Saúde
  • Cultura
  • Carreira
  • Igreja em Ação
  • Vídeo News
  • Colunistas
CPAD News
Início » Alerta mostra aumento do desmatamento na Amazônia
Giro pelo Brasil

Alerta mostra aumento do desmatamento na Amazônia

Segundo o Inpe, a maioria dos alertas foram identificados em áreas do Amazonas, Mato Grosso e Pará
De Redação CPAD News9 de maio de 20252 minutos lidos
Foto: reprodução/ Polícia Federal-MS
Enviar
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp

Com base nos alertas emitidos pelo Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), na plataforma TerraBrasilis, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicou uma tendência de crescimento do desmatamento na Amazônia.

Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (8), apesar do período entre agosto do ano passado e abril deste ano ter mostrado uma queda de 5% no desmatamento, o último mês apresentou um aumento de 55% nos alertas de supressão florestal, em comparação com abril de 2024.

O Inpe informou que a maioria dos alertas de desmatamento recente ocorreram em áreas do Amazonas, Mato Grosso e Pará. Antes desse repique de alta, a queda no desmatamento, entre janeiro e abril deste ano, já vinha mostrando desaceleração, caindo apenas 1%.

O índice preocupa as autoridades ambientais do governo federal, pela proximidade do período de estiagem e temporada do fogo, quando áreas desmatadas costumam ser queimadas, causando grandes perdas.

De acordo com o G1, o governo informou que está acompanhando os dados e tem reforçado ações no combate ao desmatamento nos biomas brasileiros. Uma das ações divulgada, foi a autorização, nesta sexta (9), na contratação de brigadistas federais em 17 estados. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins.

“Nós estamos identificando uma possível reversão na curva de queda do desmatamento. E o mês de abril chama atenção porque foi um aumento significativo em relação à série que vínhamos tendo. Então, [houve] uma reunião da comissão interministerial [de controle e combate ao desmatamento] para conhecer esses números em detalhe e convocar o conjunto dos órgãos para, nos próximos dias, temos aí cerca de duas semanas, segundo combinamos, para organizar e reajustar as medidas, identificando os principais focos onde isso ocorreu, onde estão concentrados, quais são os principais vetores e fazer os ajustes para manter o desmatamento em queda”, afirmou o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), João Paulo Capobianco, durante entrevista à imprensa.

Capobianco ainda ressaltou que “o objetivo é chegar em 31 de julho com o desmatamento em queda em relação ao ano anterior”.

 

Redação CPAD News/ Com informações Agência Brasil e G1

Post Views: 133
Amazonas Amazônia Desmatamento destaque Mato Grosso e Pará
Enviar Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
Artigo anterior Lula marca presença nas comemorações de 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra
Próximo artigo Mais de 5 milhões de eleitores têm até 19/5 para regularizar o título
Redação CPAD News
  • Website

Postagens relacionadas

Mais de 5 milhões de eleitores têm até 19/5 para regularizar o título

9 de maio de 2025

Lula marca presença nas comemorações de 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra

9 de maio de 2025

Distribuidora de audiovisual recebe homenagem por impulsionar o cinema cristão no Brasil

9 de maio de 2025
Deixe uma resposta Cancel Reply

Facebook Instagram YouTube
  • Home
Copyright © 2025 CPADNews - Todos direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Sign In or Register

Welcome Back!

Acesse sua conta abaixo.

Lost password?