Nesta quinta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga de ministro aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) após a aposentadoria de Luís Roberto.
Messias, de 44 anos, é pernambucano e membro da Igreja Batista. Ele está no governo desde o início da terceira gestão Lula, em 2023.
Após a indicação do chefe do Executivo, Jorge Messias passará por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Para ser aprovado para o cargo, ele precisará receber 41 votos do plenário principal da Casa.
Em nota pública, Messias desmostrou gratidão por ter sido indicado e afirmou que buscará demonstrar ao Senado que reúne os requisitos necessários para assumir a função.
“Agradeço a confiança em meu nome e acolho com afeto todas as orações e manifestações de apoio recebidas. Uma vez aprovado pelo Senado, comprometo-me a retribuir essa confiança com dedicação, integridade e zelo institucional. Com fé e humildade confiadas às Senadoras e aos Senadores da República, buscarei demonstrar o atendimento aos requisitos constitucionais necessários ao exercício desta elevada missão de Estado”, afirmou.
Servidor de carreira, Jorge tem formação acadêmica em bacharel em Direito pela UFPE, mestre e doutor pela UnB, onde também foi professor visitante. Desde janeiro de 2023, chefia a Advocacia-Geral da União, ele já passou pela Casa Civil, pelos ministérios da Saúde, Educação e Ciência e Tecnologia, além de ter atuado na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e no Banco Central.
Redação CPAD News/ Com informações G1 e Comunhão
