Relatório mostra que 86% das igrejas entrevistadas nos EUA acreditam que a tecnologia aumenta a conexão entre a instituição e sua comunidade. A pesquisa “State of the Church Tech 2025”, ouviu cerca de 8 mil líderes de igrejas, organizações religiosas e instituições sem fins lucrativos.
“Vemos um consenso avassalador de que a tecnologia desempenha um papel crucial no ministério, e estou encorajado pela forma como as igrejas estão abordando isso. Cada vez mais líderes vêem essas ferramentas como uma forma de aprimorar, e não substituir, os relacionamentos humanos que são tão essenciais para a Igreja”, afirmou Kenny Wyatt, CEO da empresa de tecnologia Pushpay, que recentemente divulgou o estudo, em parceria com a Engiven e a Checkr.
Também foi observado o crescimento de 80% na utilização da inteligência artificial (IA) pelas igrejas, em relação ao levantamento de 2024. No entanto, a adesão em massa se aplica apenas em determinadas tarefas operacionais, como a criação de conteúdo para redes sociais, produção de materiais gráficos e elaboração de e-mails.
De acordo com os dados da Pushpay, os líderes religiosos seguem “relutantes em confiar na IA para conteúdos pastorais”, e menos de um quarto dos que usam a ferramenta, a utiliza para desenvolver devocionais, sermões ou orientações de cuidado espiritual. Para os pesquisadores, essa cautela está associada à “própria natureza da vocação pastoral”.
Nesse último caso, segundo o estudo, os pastores costumam a buscar o recurso tecnológico após formular a Mensagem, com objetivo de ampliá-la e distribuí-la de forma mais eficiência.
Redação CPAD News/ Com informações Christian Post, Comunhão e Pushpay