Entre os dias 26 de abril a 5 de maio, a cidade de Camboriú (SC) foi palco da celebração do Jubileu de Esmeralda dos Gideões Missionários da Última Hora (GMUH), evento que marcou os 40 anos de fundação do projeto missionário criado na década de 1980 pelo saudoso pastor Cesino Bernardino.
Reconhecido por seu alcance global, o GMUH atualmente sustenta mais de mil famílias missionárias espalhadas em diversas nações. Ao longo de quatro décadas, o projeto consolidou-se como uma das maiores frentes evangelísticas da Assembleia de Deus no Brasil.
Durante os 10 dias de intensa programação, os cultos ocorreram diariamente das 8h às 23h, sem intervalos, tanto no Pavilhão dos Gideões quanto no Ginásio Irineu Bornhausen, com ministrações simultâneas em ambos os locais. A cerimônia de abertura contou com as boas-vindas dos pastores, o presidente do GMUH, Zilmar Miguel e o vice-presidente, Adriano Uber de Mello, que destacaram a importância histórica do evento e a continuidade da missão.
Pregadores de diferentes regiões do país participaram das programações diárias, reforçando o caráter nacional do encontro. A festividade também contou com a presença da Secretaria Nacional de Missões (SENAMI), órgão oficial da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), representada pelo secretário executivo, pastor Saulo Gregório de Lima, reafirmando o apoio institucional à obra missionária dos Gideões.
No dia 1º de maio, a Senami realizou a entrega simbólica de um cheque referente a projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Missões – CNM da CGADB. Representando o pr Wellington Junior, o pastor Eduardo Lopes e o pr Saulo Gregório fizeram a entrega do cheque. Essa ação representa um reconhecimento da CGADB e da Senami pelos relevantes serviços prestados pelos Gideões Missionários à obra missionária no Brasil e no mundo ao longo de quatro décadas.
Além de líderes eclesiásticos, o evento recebeu autoridades civis, como o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), o prefeito de Camboriú, Leonel Pavan (PSD), e representantes do legislativo e do secretariado municipal.
A cidade se preparou intensamente para acolher o grande número de participantes e comerciantes que o evento atrai a cada ano. Cerca de 180 comerciantes novos se juntaram ao local, estabelecendo barracas ou alugando espaços comerciais na região central de Camboriú para aproveitar a grande movimentação de pessoas. Mais de 150 servidores públicos foram mobilizados para assegurar que tudo ocorresse dentro da ordem, com foco em fiscalização do comércio temporário, ações de vigilância sanitária e saúde, controle de níveis de som e gerenciamento de tráfego.
As redes sociais foram aliadas nas transmissões para o Brasil e o mundo. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Gideões, como também pela Rádio Paz no Vale 105.9 FM e pela Rádio Voz Missionária, além de retransmissão ao vivo em mais de cinquenta emissoras de rádio.
O encerramento, no dia 5 de maio, foi marcado por um culto em ação de graças, que reuniu milhares de fiéis em um ambiente de celebração e gratidão. O pastor Zilmar Miguel encerrou o evento destacando a fidelidade de Deus ao longo dos 40 anos de existência do GMUH, e reafirmou o compromisso com a expansão do trabalho missionário.
Fotos e reportagem cedida por Ulisses Magliano – Jornalista