Close Menu
CPAD News
    O que há de novo

    Supremo Tribunal Federal adia julgamento sobre uberização

    24 de junho de 2026

    Cresce presença evangélica e dobra número de igrejas na Espanha

    24 de junho de 2026

    Onda de calor causa mortes na Europa

    24 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube X (Twitter)
    CPAD News
    Se inscrever Login
    • Home
    • Notícias
      1. Universo Cristão
      2. Giro pelo Brasil
      3. Giro pelo Mundo
      4. View All

      Cresce presença evangélica e dobra número de igrejas na Espanha

      24 de junho de 2026

      Governo turco discute reabertura de seminário cristão ortodoxo

      22 de junho de 2026

      Cristão é morto após família deixar trabalho escravo no Paquistão

      21 de junho de 2026

      Protesto de mulheres é reprimido com violência no Afeganistão

      20 de junho de 2026

      Supremo Tribunal Federal adia julgamento sobre uberização

      24 de junho de 2026

      Receita Federal libera consulta ao 2º lote de restituição do IR 2026

      23 de junho de 2026

      Nova regra que acaba com limite do Pix por aproximação é publicada no Diário Oficial

      19 de junho de 2026

      Polícia Civil realiza operação contra a Facção da Venezuela Tren de Aragua

      16 de junho de 2026

      Trump diz que Irã garantiu isenção de cobrança de pedágio em Ormuz para os EUA

      24 de junho de 2026

      Médico é o 1º caso de ebola na França

      24 de junho de 2026

      Duas pessoas são mortas por tropas israelenses no Líbano

      23 de junho de 2026

      Mulher é resgatada após ser arrastada por onda gigante nos EUA

      22 de junho de 2026

      Supremo Tribunal Federal adia julgamento sobre uberização

      24 de junho de 2026

      Cresce presença evangélica e dobra número de igrejas na Espanha

      24 de junho de 2026

      Trump diz que Irã garantiu isenção de cobrança de pedágio em Ormuz para os EUA

      24 de junho de 2026

      Médico é o 1º caso de ebola na França

      24 de junho de 2026
    • Assembleia de Deus
    • Saúde
    • Cultura
    • Carreira
    • Igreja em Ação
    • Entrevistas
    • Colunistas
    CPAD News
    Início » Ciclone Jude destrói teto de igreja e diversas casas em Moçambique
    Universo Cristão

    Ciclone Jude destrói teto de igreja e diversas casas em Moçambique

    Em algumas regiões a tempestade chegou a atingir rajadas de até 195km/h
    Redação CPAD NewsBy Redação CPAD News11 de março de 2025Updated:11 de março de 20254 Mins Read
    Fotos cedidas pelo pastor missionário Alberto Muanahenha, da Igreja Assembleia de Deus de Moçambique em Nampula
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp

    Um ciclone tropical atingiu o norte de Moçambique com ventos médios de 140 km/h, na manhã de segunda-feira (10), deixando vários feridos e prédios de igreja, estabelecimentos e casas danificados, alguns completamente destruídos. O jornal Ikweli noticiou que o ciclone Jude provocou pelo menos uma morte no distrito de Meconta.

    O pastor missionário Alberto Muanahenha, da Igreja Assembleia de Deus de Moçambique em Nampula, compartilhou com o CPAD News, que o desastre natural causou a destruição do telhado da igreja e o desabamento de casas de diversos membros. A região de Nampula, onde a igreja está localizada, é considerada uma das mais afetadas pelo ciclone.

    “A tragédia nos causou muitos danos aqui. Muitos irmãos estão alojados nas escolas, que resistiram à catástrofe e ainda estão de pé. Muitas casas desabaram e o telhado da nossa igreja foi danificado pelos ventos. As chapas voaram, outras quebraram, e nós pedimos as vossas orações, para que Deus possa nos ajudar na reabilitação”, relatou pastor Alberto, que também teve a casa afetada pela tempestade.

    “Neste momento temos pelo menos 10 mil famílias que já estão afetadas na Ilha de Moçambique, temos 12 escolas que foram severamente destruídas e dois centros de saúde afetados”, afirmou o secretário permanente da Ilha de Moçambique, na província de Nampula, Júnior Santos, em declarações à comunicação social.

    De acordo com o gerente da Livraria CPAD em Moçambique, Rogério Lino, as informações locais são que o ciclone que passa pela região norte do país tem previsão de atingir diretamente 340.000 famílias. Ele explicou que a loja está localizada na região sul país, e o reflexo por lá é de chuvas e ventos muito fortes. “Todavia, pode ser que chegue algo aqui a partir de amanhã”, afirmou Rogério.

    No distrito de Mossuril, o administrador regional, Alfredo Machaieie, informou que a passagem do ciclone afetou pelo menos 180 famílias, e foi necessário criar um centro de acolhimento que já está atendendo 70 pessoas.

    A Organização das Nações Unidas (ONU), anunciou por meio de nota que, irá alocar um fundo de emergência de 6 milhões de dólares (5,5 milhões de euros) para ajudar às vítimas do ciclone através do Fundo Central de Resposta a Emergências.

    Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inam) de Moçambique, Lusa Manuel Francisco, o ciclone chegou a atingir rajadas de até 195km/h e “após a entrada, ele voltou ao estágio de tempestade tropical severa e nos próximos dois dias poderá variar entre tempestade moderada e severa”, informou a especialista.

    O Inam apela para que sejam tomadas medidas de precaução e segurança face ao mau tempo, e alerta que os ventos que afetam as províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado, podem migrar para o centro de Moçambique, condicionando o tempo nas províncias da Zambézia, Tete, Sofala e Manica, acrescentou Manuel Francisco.

    A empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) anunciou o cancelamento dos voos domésticos de chegada e partida para Nampula, Pemba e Nacala, a partir de Maputo, “devido à tempestade tropical Jude, que fustiga a região norte do país, e por razões de segurança operacional”.

    O ciclone deixou mais de 40.245 pessoas sem energia elétrica em Nampula, segundo os dados da Eletricidade de Moçambique (EDM).

    Este é o terceiro ciclone a atingir o país em poucos meses. Em dezembro, o ciclone Chido devastou Mayotte e resultou na morte de pelo menos 120 pessoas e destruiu quase 120 mil casas, segundo o Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD). E, em meados de janeiro, o ciclone Dikeledi, deixou pelo menos cinco mortos e destruiu quase 3.500 casas.

     

    Redação CPAD News/ Com informações Voa Portugues, Green Savers e Deutsche Welle (DW)
    Fotos cedidas pelo pastor missionário Alberto Muanahenha, da Igreja Assembleia de Deus de Moçambique em Nampula

    Post Views: 2.098
    Ciclone ciclone Jude destaque Igreja Instituto Nacional de Meteorologia (Inam) Jude mocambique Nampula Tempestade
    Share. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
    Previous ArticleCristãos entre os mais de 1.000 mortos na Síria
    Next Article Cristãos iranianos deportados dos EUA correm risco de pena de morte
    Redação CPAD News
    Redação CPAD News
    • Website

    Related Posts

    Supremo Tribunal Federal adia julgamento sobre uberização

    24 de junho de 2026

    Cresce presença evangélica e dobra número de igrejas na Espanha

    24 de junho de 2026

    Onda de calor causa mortes na Europa

    24 de junho de 2026

    Trump diz que Irã garantiu isenção de cobrança de pedágio em Ormuz para os EUA

    24 de junho de 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    CPAD News
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    Copyright © 2026 CPADNews - Todos direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Login to your account below.

    Lost password?