Close Menu
CPAD News
  • Home
  • Notícias
    • Universo Cristão
    • Giro pelo Brasil
    • Giro pelo Mundo
  • Assembleia de Deus
  • Saúde
  • Cultura
  • Carreira
  • Igreja em Ação
  • Vídeo News
  • Colunistas
O que há de novo

Trinta líderes de igrejas domésticas são presos na China

14 de outubro de 2025

Brasil registra apagão em ao menos 17 estados e no DF

14 de outubro de 2025

Pelo menos seis palestinos são mortos pelo exército de Israel

14 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
Facebook Instagram YouTube X (Twitter)
CPAD News
Se inscrever Login
  • Home
  • Notícias
    • Universo Cristão
    • Giro pelo Brasil
    • Giro pelo Mundo
  • Assembleia de Deus
  • Saúde
  • Cultura
  • Carreira
  • Igreja em Ação
  • Vídeo News
  • Colunistas
CPAD News
Início » Brasil registra apagão em ao menos 17 estados e no DF
Giro pelo Brasil

Brasil registra apagão em ao menos 17 estados e no DF

Falha foi provocada por um incêndio em uma subestação no Paraná
De Redação CPAD News14 de outubro de 20252 minutos lidos
Foto: ilustrativa/ Freepik
Enviar
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp

Na madrugada desta terça-feira (14), às 0h32, uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), provocou a interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga, afetando os quatro subsistemas do Brasil: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

O SIN cobre quase todo o país e é o responsável pela transmissão de energia entre as regiões. Além do Distrito Federal, ao menos 17 estados foram impactados pelo apagão, sendo eles: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a falha foi provocada por um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kilovolts (kV).

“Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões”, afirmou nota.

Ainda no comunicado, o ONS ressaltou que “o retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que, em até uma hora e meia, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de duas horas e meia após a ocorrência”, diz o texto.

Durante o programa Bom Dia, transmitido pelo Canal Gov, nesta manhã (14), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou que o incêndio em subestação no Paraná foi pontual, e que não houve “falta de energia”.

“Foi um problema na infraestrutura que transmite a energia. Então, portanto, quando se fala em apagão, a gente sempre liga para aqueles tristes episódios de 2001 e de 2021, que na verdade aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje não. Hoje nós temos muita energia”, afirmou o ministro, que também confirmou que fará uma reunião com os principais agentes envolvidos para identificar a causa da ocorrência, ainda nesta terça.

 

Redação CPAD News/ Com informações G1, Agência Brasil e Agência Gov

Post Views: 250
apagao apagão Brasil brasil destaque Energia Incêndio subestação
Enviar Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
Artigo anterior Pelo menos seis palestinos são mortos pelo exército de Israel
Próximo artigo Trinta líderes de igrejas domésticas são presos na China
Redação CPAD News
  • Website

Postagens relacionadas

Pelo menos seis palestinos são mortos pelo exército de Israel

14 de outubro de 2025

Pix Automático já está em vigor

13 de outubro de 2025

Trailer evangelístico com banho gratuito atrai sem-teto nos EUA

13 de outubro de 2025
Deixe uma resposta Cancel Reply

Facebook Instagram YouTube
  • Home
Copyright © 2025 CPADNews - Todos direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Sign In or Register

Welcome Back!

Acesse sua conta abaixo.

Lost password?