Diversas famílias de cristãos montanheses vietnamitas se refugiam no distrito de Bang Len, na Tailândia, em busca de segurança contra a perseguição e afim de obterem o estatuto oficial de refugiado. No entanto, eles são continuamente questionados e assediados pelas autoridades dos dois países.

No último dia 14 de março, a polícia tailandesa levou agentes da polícia vietnamita para a região e alinharam os montanheses à porta das suas casas, enquanto as autoridades vietnamita os interrogavam tentando os persuadir a regressar ao Vietnã, onde as autoridades cuidariam deles. Foi-lhes prometido clemência, veículos e outros subornos para que retornassem ao país.

A maioria dos montanheses, que são cristãos das Terras Altas Centrais do Vietnã, não foram influenciados ou convencidos por estas ofertas de segurança e ganho material se regressassem ao seu país de origem. As autoridades vietnamitas insistem em tentar a extradição dos seus cidadãos que procuram o estatuto de refugiado na Tailândia, levando ao aumento do assédio e à prisão de numerosos vietnamitas em Bangkok.

 

International Christian Concern (ICC)

Enviar

Deixe uma resposta