A Assembleia de Deus no Ceará tem sido um poderoso instrumento de mobilização missionária, envolvendo crianças, adolescentes, jovens e adultos em um projeto que vem transformando vidas desde 2016.
O Curso de Imersão Missionária (CIM) teve sua primeira edição na cidade de Beberibe (CE), idealizado pelo pastor Valter Silveira, atual secretário executivo da Secretaria de Missões do Estado do Ceará (SEMADEC). O objetivo inicial era reunir dezenas de vocacionados para realizar ações missionárias em diferentes cidades cearenses.
Desde então, o curso cresceu exponencialmente e, atualmente conta com quatro edições simultâneas: duas edições para jovens e adultos, uma edição para adolescentes e uma edição infantil. Todas elas realizadas em quatro cidades distintas, despertando o chamado missionário em corações de todas as idades.
Nestes dias 12 a 28 de julho, está sendo realizada a 21ª edição do CIM, na comunidade do Camará, município de Aquiraz (CE), tendo como anfitrião o pastor Jonas Nunes. Ao todo, 144 alunos estão sendo monitorados por 73 obreiros. Há participantes de 36 cidades e representantes de quatro países diferentes.
O CIM é realizado a cada seis meses, sempre nos períodos de férias escolares, e em diferentes localidades, com o objetivo de alcançar novos públicos.
O curso tem duração média de 17 dias, sendo divido em duas etapas. Na teórica, o vocacionado é inserido em uma equipe, sob a orientação de um(a) monitor(a) responsável por auxiliar nas rotinas do curso: horários, regras, alimentação, higiene, descanso, entre outros.
Durante essa fase, os alunos participam de devocionais, oficinas, aulas e intercessões. Todas as atividades são planejadas para agregar conhecimento, experiência prática e ampliar a visão missionária.
Já na etapa prática, os alunos são realocados em novas equipes e enviados a comunidades específicas, onde realizam a prática missionária. Os adolescentes e jovens foram divididos em 65 equipes, cada equipe com cerca de 8 pessoas, que estão atuando em 65 localidades. Essa vivência permite um contato direto com a realidade do campo e fortalece o chamado pessoal de cada participante.
O Curso de Imersão Missionária para Adolescentes está na sua 12ª edição e acontece no mesmo período, na cidade de Morada Nova (CE), sob a liderança do pastor Sóstenes Fernandes, presidente da Assembleia de Deus local.
São 104 adolescentes, de 12 a 15 anos, reunidos para participar ativamente de um curso intensivo que visa formar, capacitar e despertar vocações missionárias, durante as férias escolares.
Paralelamente, também está sendo realizada a 22ª edição do CIM SEMADEC, na cidade de Guaiúba (CE), com a participação de 115 alunos. O evento contou com a presença do pastor Saulo Gregório, secretário executivo da Senami, nos dias 16 e 17 de julho. Ele compartilhou uma Palavra inspiradora que motivou os participantes a prosseguirem firmes na conquista de almas para o Reino de Deus.
A organização do projeto revela que uma frase marcante sobre o curso é: “O CIM é um divisor de águas!”. Eles relatam que a expressão se comprova a cada edição, pois os participantes testemunham que finalizam o curso com a mente transformada e o coração inflamado pelo poder de Deus.
“O CIM confronta o ego, amplia a visão ministerial, ativa a liderança, impulsiona o ministério local e promove experiências reais com Jesus, deixando marcas profundas na vida dos vocacionados”, afirma a equipe.
Na edição infantil, o CIM reuniu dezenas de crianças de 8 a 11 anos, que se dividiram em pequenos grupos para realização dos devocionais. Elas participaram de cultos, aulas, momentos de oração e caminhada nas ruas com distribuição de folhetos. Houve também um momento de intercessão dos pais por seus filhos.
As edições de julho 2025 do Curso de Imersão Missionária (CIM) ainda não chegaram ao fim, mas até o fechamento desta matéria, já havia sido registrado batismo com o Espírito Santo de 23 crianças, 12 adolescentes e 64 jovens/adultos.
Redação CPAD News/ Com informações e fotos cedidos por equipe de mídia do CIM – SEMADEC