Apelidada de “Morte Digna”, o projeto de lei que legaliza a eutanásia no Uruguai foi aprovado pelo Senado daquele país nesta quarta-feira (15). Em agosto, o projeto havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e a Frente Ampla contava com a maioria necessária para transformá-la em lei. O projeto segue para sanção ou veto do presidente uruguaio, Yamandú Orsi, que já havia manifestado apoio anteriormente.
Detalhes do projeto ainda estão pendentes de regulamentação. Segundo pesquisas, o texto ainda é objeto de discussão no país e conta com a aprovação da maioria da população. A Frente Ampla considerou o tema uma das 15 prioridades legislativas do ano de 2025.
Para a realização da eutanásia no Uruguai, é necessário ser maior de idade, cidadão ou residente no país e estar mentalmente apto em fase terminal de uma doença incurável ou que cause sofrimento insuportável, com grave deterioração da qualidade de vida. Além disso, o paciente deve cumprir várias etapas antes de expressar o seu desejo por escrito e na presença de testemunhas.
Redação CPAD News / Com informações G1