Seis americanos foram presos, acusados de tentar enviar 1.600 garrafas plásticas cheias de arroz, dólares e Bíblias para a Coreia do Norte na última sexta-feira (27). Eles tentaram jogar os frascos no mar a partir da Ilha de Gwanghwa, na esperança de que a carga chegasse à costa norte-coreana pela a maré. A polícia disse que o grupo está sendo investigado por violação da lei de segurança e gestão de desastres. Os nomes dos detidos não foram divulgados.
Militantes costumam lançar garrafas plásticas ou balões com panfletos de propaganda anti-Coreia do Norte através da fronteira. O país demonstrou seu descontentamento e respondeu enviando os seus próprios balões carregados de lixo para a Coreia do Sul. Em 2023, o Tribunal Constitucional da Coreia do Sul derrubou uma lei de 2020 que tornava ilegal o envio de panfletos e outros itens para a Coreia do Norte.
Um ativista foi preso pela polícia sul-coreana sob a acusação de lançar balões em direção à Coreia do Norte a partir da Ilha de Gwanghwa, em 14 de junho. O conflito entre as duas Coreias, de 1950-1953, terminou com um armistício, mas não com um tratado de paz.
Segundo a Portas Abertas, a Coreia do Norte é o 1º país na Lista Mundial da Perseguição 2025.
Redação CPAD News / Com informações: Portas Abertas, Extra