Close Menu
CPAD News
    O que há de novo

    Governo anuncia classificação indicativa para apps e nova faixa etária

    16 de outubro de 2025

    Convenção de Ministros das Assembleias de Deus no Japão e Ásia celebra Jubileu de Prata

    16 de outubro de 2025

    Aprovada a legalização da Eutanásia no Uruguai

    16 de outubro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube X (Twitter)
    CPAD News
    Se inscrever Login
    • Home
    • Notícias
      1. Universo Cristão
      2. Giro pelo Brasil
      3. Giro pelo Mundo
      4. Ver tudo

      Evangelismo interdenominacional promove cultos a moradores de rua no Sul

      16 de outubro de 2025

      Arqueólogos descobrem pão de 1.300 anos com a imagem de Jesus na Turquia

      15 de outubro de 2025

      Trinta líderes de igrejas domésticas são presos na China

      14 de outubro de 2025

      Trailer evangelístico com banho gratuito atrai sem-teto nos EUA

      13 de outubro de 2025

      Governo anuncia classificação indicativa para apps e nova faixa etária

      16 de outubro de 2025

      Brasil registra apagão em ao menos 17 estados e no DF

      14 de outubro de 2025

      Pix Automático já está em vigor

      13 de outubro de 2025

      Ciclone extratropical atinge Brasil no dia das crianças

      10 de outubro de 2025

      Aprovada a legalização da Eutanásia no Uruguai

      16 de outubro de 2025

      Mais de 12 pessoas morrem durante confrontos entre Paquistão e Afeganistão

      16 de outubro de 2025

      Pirâmide do Egito pode ter sido erguida por sistema hidráulico

      15 de outubro de 2025

      Cientistas identificam “pulsos rítmicos” que estão dividindo a África

      15 de outubro de 2025

      Governo anuncia classificação indicativa para apps e nova faixa etária

      16 de outubro de 2025

      Aprovada a legalização da Eutanásia no Uruguai

      16 de outubro de 2025

      Evangelismo interdenominacional promove cultos a moradores de rua no Sul

      16 de outubro de 2025

      Mais de 12 pessoas morrem durante confrontos entre Paquistão e Afeganistão

      16 de outubro de 2025
    • Assembleia de Deus
    • Saúde
    • Cultura
    • Carreira
    • Igreja em Ação
    • Vídeo News
    • Colunistas
    CPAD News
    Início » Endometriose: doença que atinge uma a cada 10 mulheres no mundo
    Saúde

    Endometriose: doença que atinge uma a cada 10 mulheres no mundo

    Conheça os principais sintomas e os exames que podem diagnosticar a endometriose
    Daiene CardosoDe Daiene Cardoso26 de março de 2025Atualizado:26 de março de 20253 minutos lidos
    Foto: ilustrativa/ Freepik
    Enviar
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp

    No decorrer do mês de março, o Ministério da Saúde promove a Campanha Nacional “Março Amarelo e Lilás”, que tem como finalidade conscientizar a sociedade sobre os sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero e da endometriose – doenças que afetam as mulheres.

    Nesta matéria, iremos falar um pouco sobre a endometriose. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença afeta uma em cada 10 mulheres no mundo, e só no Brasil, o número passa de 7 milhões de portadoras. Dados do Ministério da Saúde brasileiro, mostraram que, em 2021, mais de 26,4 mil atendimentos relacionados à endometriose foram feitos no Sistema Único de Saúde (SUS), e oito mil internações registradas na rede pública de saúde.

    A doença ocorre quando o endométrio (mucosa que reveste a parede interna do útero) cresce em outras regiões do corpo, fazendo com que fragmentos desse tecido sejam encontrados nos ovários, trompas, ligamentos, intestino ou bexiga.

    Deste modo, existem diversos tipos de endometriose, e eles são classificados de acordo com aspectos como intensidade e localização da doença. Os tipos são: Endometriose Superficial (ou Endometriose Peritoneal Superficial), Endometriose Moderada (ou Endometriose Ovariana), Endometriose Profunda (ou Endometriose Infiltrativa), Endometriose de Septo Reto-Vaginal, Endometriose de Parede (ou Endometriose Umbilical) e Endometriose Pulmonar.

    A situação anormal não impede o crescimento mensal do endométrio, momento em que o corpo da mulher se prepara para implantar um óvulo fecundado. Quando não há fecundação, ocorre normalmente a menstruação, que é a expulsão da descamação do tecido endometrial.

    Apesar de benigna, a doença silenciosa e dolorosa pode causar sérias dificuldades na vida de uma mulher, se não diagnosticada e tratada. É comum as portadoras de endometriose relatarem ter escutado de pessoas próximas que estão fazendo “corpo mole”, que são preguiçosas ou estão de “frescura”. No entanto, a cólica intensa é o sintoma predominante e atinge cerca de 80% das endomulheres.

    Entre os principais sintomas estão: cólica menstrual intensa, dor pélvica crônica, dor durante a relação sexual, infertilidade causada tanto por aderência quanto por fatores imunológicos, dor ao urinar, sangue na urina ou obstrução urinária, dor e distensão abdominal, diarréia ou prisão de ventre, náuseas e vômitos na Endometriose intestinal e fluxo menstrual intenso, com coágulos e cólicas. Em alguns casos, a falta de tratamento para amenizar esses sintomas levam a mulher à condição de depressão.

    Cabe ressaltar alguns pontos importantes:

    – a gravidade da doença nem sempre está relacionada à dor;
    – nem todos os casos apresentam sintomas;
    – ser portadora da endometriose, não é uma sentença de infertilidade; e principalmente,
    – há tratamento para alívio dos sintomas e melhor qualidade de vida.

    Os especialistas recomendam como o principal cuidado para quem tem endometriose, a adoção de um estilo de vida mais saudável, com prática regular de atividades físicas e uma alimentação mais adequada em sua rotina. Essas mudanças de hábitos ajudam a combater os sintomas, a inflamação causada pela endometriose, e evitam que o quadro se agrave.

    Para ser diagnosticada com Endometriose, a paciente deve realizar um exame físico e exames complementares, como: ultrassonografia (US) transvaginal, ressonância Magnética do assoalho pélvico e laparoscopia.

    Se você se identifica com os sintomas mencionados nesta matéria, procure um médico ginecologista e se informe sobre o exame de imagem mais indicado para o seu caso específico, a fim de esclarecer qualquer suspeita e obter um diagnóstico mais preciso. Se cuide!

    —
    Esta matéria faz parte da editoria de saúde do CPAD News, atualizada sempre às quartas-feiras.

    Por Daiene Cardoso/ Com informações OMS, Gov.br, Clínica Viver e Blog “A endometriose e eu”

    Post Views: 1.046
    destaque endometrio endometriose Março Amarelo Março Lilás Ministério da Saúde Mulher mulher cristã oms saude saúde da mulher saúde feminina
    Enviar Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
    Artigo anterior Rússia impõe condições para o cessar-fogo no Mar Negro
    Próximo artigo Bolsonaro se torna réu em denúncia de golpe
    Daiene Cardoso
    Daiene Cardoso

    Jornalista, pós graduada em Produção Audiovisual. Atua em diversas áreas da comunicação e há mais de dez anos como redatora. Responsável pela editoria Cultura no CPAD News. // Envie sua pauta para o email: [email protected]

    Postagens relacionadas

    Governo anuncia classificação indicativa para apps e nova faixa etária

    16 de outubro de 2025

    Convenção de Ministros das Assembleias de Deus no Japão e Ásia celebra Jubileu de Prata

    16 de outubro de 2025

    Aprovada a legalização da Eutanásia no Uruguai

    16 de outubro de 2025

    Congresso Estadual de Escola Dominical em Campina Grande (PB) reúne mais de 1.000 pessoas

    16 de outubro de 2025
    Deixe uma resposta Cancel Reply

    CPAD News
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    Copyright © 2025 CPADNews - Todos direitos reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Acesse sua conta abaixo.

    Lost password?