Iniciamos o ano há poucos dias e, em muitas igrejas, janeiro é o mês onde são realizadas campanhas de oração e reuniões de alinhamento com obreiros e lideranças a fim de planejar as atividades que virão nos próximos meses. Mas, que tal, aproveitar também a estação para promover eventos ao ar livre? Já parou pra pensar nisso?
Nesta época do ano, muitas pessoas procuram passear ou caminhar à noite para se refrescar nos dias calorentos. E esta é uma boa oportunidade para a igreja realizar atividades também ao ar livre. Por exemplo, se você mora próximo às praias, que tal preparar um evangelismo, com distribuição de folhetos evangelísticos e depois um momento de louvor para atrair as pessoas que estão na areia ou no calçadão?
Outra dica é preparar um ar livre em uma praça pública onde reúne crianças, pais e pessoas em geral. Sem dúvidas é uma oportunidade para evangelizar de forma lúdica, fácil e simples a todos que estarão ali. E, quem sabe, também convidar os músicos da igreja ou os jovens para louvar ali mesmo na praça? Sem dúvidas, será ótima oportunidade para lançar a semente àqueles corações.
Gostou das ideias, então anote algumas dicas para preparar esse momento especial.
1. Antes de tudo, você precisa ter autorização do pastor da sua igreja. Ele quem vai definir a data para essa ação evangelística e dará todo o suporte necessário.
2. Convide mais irmãos para esse dia. O importante não é a quantidade de pessoas, mas é necessário ter um número ideal para poder atingir maior número de não-cristãos também.
3. Separe folhetos evangelísticos para esse dia com endereço da igreja para que fique mais fácil a pessoa encontrar a igreja.
4. Antes do dia, esteja no local, faça uma análise de quem são as pessoas que geralmente frequentam o local. Por exemplo, se tem muitas crianças brincando, é ideal convidar pessoas do Ministério Infantil de sua igreja para estar neste dia para evangelizar e pregar para essas crianças.
5. Ore por esse dia. Prepare pessoas para interceder por essa ação evangelística antes e durante o evento.
6. Prepare uma boa equipe:
* um dirigente para conduzir o culto bem animado;
* pequeno grupo de louvor ou uma pessoa para cantar hinos bem alegres e conhecidos entre os irmãos;
* uma pessoa para dar um rápido testemunho;
* alguém que possa trazer uma rápida meditação em um versículo bíblico. Caso seja um lugar com muitas crianças, este seria o melhor momento para uma pessoa do Ministério Infantil apresentar um versículo visualizado e fazer uma rápida dinâmica entre as crianças;
* e, claro, o mais importante, a hora da Palavra. O pregador ou pregadora deverá ter um dinamismo para atrair as pessoas não cristãos, trazer uma mensagem evangelística e não se esquecer de fazer o convite para quem deseja entregar a vida a Jesus. Essa é a parte mais importante e precisa ser feita com muita intencionalidade.
7. A ação evangelística ou culto ar livre não pode ser longo para não promover distrações ou cansaço nas pessoas que estarão ali, em pé, cultuando a Deus ou ouvindo a Palavra e sendo alcançadas pela primeira vez. O ideal é que tenha uma igreja próxima ao local escolhido para dar suporte quanto à água, banheiro e outras necessidades que houver.
Se você gostou e vai levar essas dicas adiante, não deixe de compartilhar os resultados que virão, será um prazer ler o seu comentário e, quem sabe, publicarmos aqui na editoria Igreja em Ação? Aguardamos as novidades que virão! Excelente ano para todos nós!
Por Luciene Saviolli / Com informações APEC


