Conhecido por produzir filmes de terror, o cineasta ex-ateu Michael Ray Lewis, fez a sua estreia no universo do entretenimento cristão com o documentário ”Universe Designed”.
O longa de apologética cristã explora, de forma ponderada e acessível, as evidências que apontam para a existência de Deus, unindo ciência, filosofia e teologia.
Foram os questionamentos sobre a veracidade da crença e a frustração de perceber que a maioria dos cristãos não sabia explicar o por quê dos fatos, que levaram Lewis a se aprofundar nos estudos, resultando então, em sua conversão ao cristianismo.
Nesse mesmo sentido, surgiu a motivação para dirigir um filme que responderia as dúvidas que ele também tinha. “Eu queria uma abordagem lenta, metódica e não confrontadora, algo capaz de guiar tanto céticos quanto cristãos em uma jornada de perguntas profundas”, relatou, em entrevista ao The Christian Post.
Lewis conta que, durante toda a fase de produção, buscou manter parte de sua antiga mentalidade ateísta e utilizar isso como uma lente crítica.
“Eu me perguntava: se eu ainda fosse ateu, como reagiria a este trecho? Essa perspectiva guiou o filme inteiro”, afirmou.
O cineasta ressalta que a intenção de “Universe Designed” não é “provar Deus” para o telespectador, no sentido filosófico absoluto. E sim, demonstrar, diante das evidências disponíveis, que a ciência não exclui a existência de Deus, mas aponta para uma realidade que transcende o acaso, e mostra a existência do Criador como a conclusão mais racional.
Com duração de 1h26, o documentário estreou no dia 13 de dezembro de 2025, e está disponível nas seguintes plataformas digitais: Apple TV, Amazon, Google e Fandango.
Veja o trailer oficial legendado abaixo:
Por Daiene Cardoso/ Com informações Criativa Radio e The Christian Post


