Sobe para 26 o número de mortos no Vietnã após a passagem do Tufão Bualoi e pelo menos 22 pessoas estão desaparecidas, segundo informou a mídia estatal nesta terça-feira (30).
O tufão trouxe ondas enormes, ventos fortes de 130km/h e chuvas torrenciais que causaram inundações em todo o norte do país, arrancaram telhados e derrubaram postes de energia elétrica. O Bualoi já havia causado a morte de, pelo menos, 10 pessoas no fim de semana nas Filipinas.
No Vietnã, as casas foram inundadas, as escolas fechadas, os voos e serviços de trem foram interrompidos. Segundo a companhia aérea Vietnam Airlines, os voos foram cancelados ou remarcados no aeroporto internacional Noi Bai “para a segurança dos passageiros. As condições climáticas em Hanói estão evoluindo de forma complexa, com chuvas torrenciais que afetam a visibilidade e as operações”, disse a empresa.
Conforme informou a agência meteorológica nacional, a precipitação excedeu 300 mm em várias partes do Vietnã nas últimas 24 horas, alertando para o risco de deslizamentos de terra e inundações repentinas.
Os líderes dois países do sudeste asiático ordenaram a saída de milhares de pessoas. Nas Filipinas, 400 mil pessoas já abandonaram suas casas devido à passagem do tufão.
Este é o décimo tufão atingir o Vietnã este ano.
Redação CPAD News / Com informações CNN e UOL