Nesta quinta-feira (30), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter fechado um acordo com Xi Jinping, presidente da China, afim de reduzir as tarifas sobre produtos chineses.
A reunião, que aconteceu em uma base aérea na cidade de Busan, na Coreia do Sul, durou cerca de duas horas, e foi a primeira entre os dois líderes desde que Trump retornou à presidência em janeiro.
No voo de volta para os EUA, logo após a reunião, Trump falou aos jornalistas que o encontro com Xi Jinping foi “incrível”. Ele afirmou que as taxas sobre produtos chineses foram reduzidas de 57% para 47%.
Como parte da negociação, Pequim irá retomar a compra de soja americana, manter o fluxo de exportação de terras raras e combater o comércio ilícito de fentanil (droga sintética considerada 50 vezes mais viciante do que a heroína).
Segundo ele, a China se comprometeu em aplicar uma “ação firme” para reprimir a comercialização ilegal de produtos químicos usados na produção de fentanil.
“Como vocês sabem, impus uma tarifa de 20% sobre a China devido ao fentanil que entra no país, o que representa uma tarifa considerável. Reduzi em 10%, então agora é 10% em vez de 20%, com efeito imediato”, disse Trump, a bordo do Air Force One.
O presidente americano falou ainda que os países “trabalharão juntos” para resolver a guerra da Ucrânia.
RedaçãO CPAD News/ Com informações G1 e Metrópoles
