Três tornados atingiram cidades da região central do Paraná na última sexta-feira (7). A informação foi confirmada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental daquele estado na manhã desta segunda-feira (10). Municípios como Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo também foram devastados pelos fenômenos.
De acordo com o Simepar, no sábado (8), o tornado foi formado dentro de uma supercélula, o tipo mais severo de tempestade, em Rio Bonito do Iguaçu. Na ocasião, os ventos chegaram a até 250 km/h, mas, nesta segunda, a velocidade foi atualizada para até 330 km/h. O Simepar informou ainda que as condições atmosféricas criaram um ambiente favorável à formação de tempestades severas e tornados no Estado.
A tempestade matou cinco pessoas em Rio Bonito de Iguaçu, e uma outra em Guarapuava. As vítimas foram identificadas como: José Neri Geremias, de 53 anos, de Guarapuava; Julia Kwapis, de 14 anos, de Rio Bonito do Iguaçu; Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos, de Rio Bonito do Iguaçu; Claudino Paulino Risse, 57 anos, de Rio Bonito do Iguaçu; Adriane Maria de Moura, 47 anos, de Sulina; e, José Gieteski, de 83 anos, de Rio Bonito do Iguaçu.
Conforme o balanço do Governo do Estado, pelo menos 750 pessoas ficaram feridas e precisaram de atendimento médico. Nesta segunda-feira, a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) informou que 22 pacientes seguem internados em unidades hospitalares.
A Igreja Assembleia de Deus em Rio Bonito do Iguaçu foi derrubada pela forte tempestade, apenas quatro colunas do templo ficaram erguidas. O tornado passou na cidade minutos antes do início do culto, no qual seria Congresso de Missões. Somente o sonoplasta Jean Uniat estava na igreja. O jovem recém casado, que arrumava a decoração da programação, se abrigou debaixo de duas colunas, local que permaneceu de pé durante a ocorrência.
A igreja iniciou uma campanha de arrecadação para ajudar as famílias atingidas com alimento, cobertores e outros itens necessários. Doações podem ser feitas através do Pix: 23172773000150 (CNPJ).
Redação CPAD News / Com informações G1, @portalgospelsemfronteiras (via Instagram) e Guiame
