Nessa última quinta-feira (11), São Paulo sofreu com fortes ventanias após um ciclone extratropical atingir grande parte da capital e da região metropolitana.
A metrópole amanheceu com falta de energia, atingindo 1,5 milhão de pessoas. Clientes, moradores e consumidores tiveram o fornecimento afetado. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o motivo das fortes ventanias deve-se à severidade de fenômenos climáticos, como intensas rajadas de vento e ciclones extratropicais, que provocaram quedas de árvores e de objetos sobre a rede elétrica.
Além disso, a alteração climática também ocasionou interrupções no transporte público, transtornos no trânsito, voos cancelados, abastecimento de água prejudicado, danos estruturais, parques fechados e até consultas médicas canceladas.
Está sendo avaliada a abertura dos parques na tarde de hoje. De acordo com a Enel, 2 milhões de clientes já tiveram o fornecimento restabelecido. A empresa afirmou ainda ter disponibilizado geradores para os casos mais críticos, como pontos estratégicos e unidades de saúde.
O Corpo de Bombeiros realizou um trabalho essencial, atendendo 1.327 chamados para quedas de árvores, 19 para desabamento/desmoronamento e 3 para enchentes/alagamentos no período.
A Procuradoria-Geral do Município (PGM) de São Paulo acionou a Aneel, cobrando providências após as quedas de energia, e solicitou esclarecimentos formais à Enel. A prefeitura também entrou na Justiça contra a empresa e enviou ofícios a órgãos federais, como o Tribunal de Contas da União (TCU), pressionando pelo rompimento do contrato de concessão da distribuidora.
Ontem, quarta-feira, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou que acionará a Aneel e a Justiça para oficializar reclamações contra a empresa devido ao novo apagão na megacidade.
“Em caso de falta de luz, a companhia orienta que os clientes priorizem os canais digitais para agilizar o atendimento:
– Site: www.enel.com.br
– Aplicativo Enel São Paulo: disponível para iOS e Android
– WhatsApp (Elena): (21) 99601-9608
– Central de Atendimento: 0800 72 72 196.
Redação CPAD News / Com informações G1 e CNN Brasil


